Diante da dificuldade das pequenas e médias empresas em conseguir empréstimo, a Mutual, uma das principais plataformas digitais de crédito, acelerou a oferta de financiamento aos empreendedores. Com isso, a fintech amplia o leque de ofertas de empréstimo e investimento disponíveis aos mais de 700 mil usuários da plataforma, oferecendo crédito personalizado para empresas que buscam por capital e uma opção a investidores que buscam lucro ao financiar essa operação de crédito.
O produto já havia sido estruturado pela Mutual no começo da pandemia e a recente dificuldade das pequenas e médias empresas em conseguir crédito fez a fintech acelerar o passo para atender à alta demanda das empresas que buscam recuperar a saúde financeira ou expandir seus negócios.
De acordo com a Serasa Experian, a procura por recursos financeiros durante a pandemia cresceu 16,1% no país. No último mês de setembro, a busca por crédito pelas pequenas teve uma alta de 16,4%, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Já as médias companhias tiveram crescimento de 8,9%.
“As principais linhas de financiamento do Governo Federal, como o Pronampe e do BNDES, estão encerradas desde o final de 2020 e a pandemia castigou mais os pequenos empresários, que têm um menor fluxo de caixa. Nossa oferta ajuda o empreendedor a conseguir empréstimo de forma simples, sem precisar ter conta ou ir a um banco”, diz Victor Fernandes, cofundador e co-CEO da Mutual.
Na plataforma da Mutual, o empresário pode solicitar empréstimo de até R$ 200 mil e esse valor é financiado por investidores pessoas físicas. O pagamento pode ser parcelado entre 12 e 24 meses.
As taxas de juros variam de acordo com o perfil de cada cliente. “Depende de vários fatores: se o empréstimo terá garantia ou não, prazo de operação, origem do funding e da análise de risco que nossa plataforma faz por meio de inteligência artificial”, salienta Fernandes. Contudo, a Mutual divulga que as taxas, em média, são a partir de 1,5% ao mês.
“Essa nova modalidade reforça nossa posição como o principal hub de empréstimos e investimentos em crédito do Brasil”, afirma Fernandes.
Mais de 40 empresas tiveram acesso ao crédito por meio da plataforma da Mutual, chegando a um valor de R$ 6 milhões financiados para empresas até o momento. A meta da fintech é transacionar R$ 10 milhões ainda neste ano.
A fintech também viabiliza empréstimo para pessoas físicas e financiamento de painéis solares.
Crédito sem burocracia atrai pequeno empresário
A facilidade para o acesso ao crédito, sem burocracia, foi o que mais atraiu o proprietário da empresa YOU Factory, Gustavo Weschenfelder, a recorrer ao crédito digital. Ele resolveu aproveitar a pandemia para ampliar seu portfólio licenciando seus gorros e cachecóis para clubes de futebol profissionais como Grêmio, Inter, Vasco da Gama, Coritiba, Chapecoense, Juventude, entre outros. O empréstimo seria para obter recurso financeiro para cobrir o alto custo para o pagamento de valores adiantados exigidos como garantia mínima de pagamento de royalties, montar uma estrutura organizada para gestão destes contratos, realizar campanhas de marketing e para a aquisição de matéria prima e insumos.
“Entrar em bancos convencionais, pegar senha, agendar horário com gerentes e, após perder um turno inteiro de um dia, ainda receber mil e uma desculpas para taxas de juros altas e pacotes de manutenção de conta bancária que nem uso, é tudo o que eu queria evitar”, afirma Weschenfelder. “Por isso, resolvi centralizar a captação de crédito e capital de giro com a Mutual, fugindo dos bancos tradicionais e acessando taxas mais acessíveis”, diz o empreendedor.