O Ford Mustang foi, pelo terceiro ano consecutivo, o cupê esportivo mais vendido do mundo em 2017 com 125.809 unidades registradas globalmente – segundo levantamento da IHS Markit. Esses dados, compilados de governos e outras fontes que abrangem 95% do volume total de veículos novos comercializados em mais de 80 países, colocam o Mustang à frente de todos os cupês esportivos concorrentes no mundo.
A divulgação dessa liderança coincide com o aniversário de 54 anos do Mustang – lançado no dia 17 de abril de 1964, data que se tornou o Dia Nacional do Mustang nos EUA e hoje é uma comemoração global. Como parte da celebração, a Ford produziu um vídeo que mostra imagens históricas e curiosas do ícone.
“O mundo está encantado com o Mustang”, diz Erich Merkle, analista de vendas da Ford. “Ele representa o melhor do design, performance e liberdade, com uma personalidade única que atrai indistintamente pessoas de todas as regiões do planeta.”
As vendas do pony car continuam aquecidas, especialmente em mercados internacionais onde, até recentemente, as pessoas não tinham acesso ao veículo. Entre eles estão países como o Brasil, no qual o Mustang começou a ser comercializado este ano e já é o líder isolado do segmento de esportivos, com 132 emplacamentos em março e 160 acumulados no ano.
Brasil
Dos quase 126.000 Mustangs vendidos no mundo no ano passado, 81.866 foram registrados nos EUA – ou seja, mais de um terço do volume foi exportado. A demanda continua forte especialmente na China, onde o Mustang foi o cupê esportivo mais comercializado com 7.125 unidades.
O Mustang GT com motor V8 5.0, disponível no Brasil, é a versão mais popular do carro em todo o mundo. E apesar de os carros esporte, tradicionalmente, terem os homens como principais clientes, o modelo também ganha cada vez mais espaço entre o público feminino. Dados da Ford mostram um aumento de 10% nas vendas para mulheres nos EUA nos últimos cinco anos. Desde o início da exportação em 2015 até o final de 2017, a Ford já vendeu 418.000 Mustangs no mundo.