BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

G-Shock: na contramão da crise, principal divisão da Casio ganha força e cresce no Brasil

REDAÇÃO por REDAÇÃO
12/10/2020
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Modelos da linha representam cerca de 60% da receita da Casio, globalmente, da ordem de US$3,4 bilhões

Share on FacebookShare on Twitter

A G- Shock , principal divisão da fabricante de relógios Casio, tem tido bons motivos para comemorar. Mesmo com o impacto da pandemia, a reconhecida linha de resistência absoluta vem ganhando força no mercado brasileiro e já figura entre as principais marcas de relógio do país. Os modelos da divisão G-Shock representam cerca de 60% da receita da Casio, globalmente, que é da ordem de US$3,4 bilhões. No Brasil, a marca G-Shock corresponde a 50% do faturamento da companhia e a expectativa é crescer 25% até 2021, quadruplicando de tamanho nos próximos cinco anos.

De acordo com Rodrigo Garavelli, Gerente de vendas da Divisão G-Shock no Brasil, o país é um mercado prioritário para a companhia. “Por tratar-se de um mercado emergente, é muito importante para nossa estratégia de crescimento. Estamos na contramão de outras marcas, pois enquanto a concorrência sofreu muito com a pandemia, a G-Shock apresentou um significativo crescimento e um maior reconhecimento de marca em 2020”, destaca o executivo.

Fazendo história

A empresa, que iniciou a comercialização da linha G-Shock em 1983 , tinha como objetivo oferecer ao mercado um novo tipo de relógio que fosse praticamente indestrutível, rejeitando o senso comum de que os relógios de pulso eram sempre frágeis e fáceis de quebrar.

Depois de mais de 200 protótipos e um processo de desenvolvimento de dois anos, o primeiro modelo com uma estrutura resistente a impactos foi lançado e, desde então, a marca segue evoluindo embasada no conceito de “resistência absoluta”.

No Brasil, marca G-Shock corresponde a 50% do faturamento da divisão relógios. A expectativa é crescer 25% em 2021 e quadruplicar de tamanho nos próximos cinco anos

O lançamento do primeiro G-Shock desmistificou a ideia de fragilidade dos relógios de pulso e estabeleceu uma nova categoria de produto: o “relógio resistente”.

Ao longo dos anos, a linha foi aprimorando-se e inovando ao prover modelos com tecnologias controladas por rádio, com calibração de tempo de seis estações no mundo, energia solar, suporte ao choque, força centrífuga e vibração, além de compatibilidade com Bluetooth que pode vincular-se com dispositivos móveis.

Casio assume distribuição no Brasil

Até setembro de 2020, parte da distribuição da linha G-Shock no Brasil era realizada por terceiros. Assumir a totalidade da comercialização está alinhada à estratégia da Casio de aumentar o market share e a identificação com o consumidor brasileiro.

Hoje, o público da G-Shock no país é 76% masculino e 24% feminino, especialmente na faixa dos 18 aos 44 anos. Dentre os modelos mais consumidos, a linha de maior preferência é a DW, com o design igual ao primeiro G-Shock lançado em 1983. “Além do melhor preço de mercado, essa linha possui um forte engajamento sentimental pelo público”, esclarece Rodrigo.

O executivo ressalta que o Brasil possui suas especificidades. “O mercado de relógios é conhecido por seu perfil mais conservador e tradicional, acarretando maior faturamento através de lojas físicas. Nesse sentido, apesar da pandemia ter impactado um pouco, já que nosso principal canal de vendas são as lojas físicas, percebemos uma rápida readequação do consumidor, que passou a utilizar amplamente o marketplace. Houve um crescimento significativo nos canais digitais”.

Entre os desafios para o crescimento no mercado brasileiro, Rodrigo Garavelli destaca a pirataria e o preço. “Além de enfrentarmos o mercado paralelo, o consumidor ainda faz o comparativo com marcas nacionais, não tendo a percepção de que ao comprar um G-Shock está fazendo um investimento de longuíssimo prazo, visto que nenhuma outra marca oferece tamanha resistência “.

Mercados esportivo e premium

Sucesso absoluto entre os amantes de relógios, a linha G-Shock sempre esteve ligada ao universo de surfe, skate, esportes radicais e moda urbana. No entanto, os modelos cativam outros estilos e a companhia vem intensificando esforços para ampliar o público consumidor.

“Nossa intenção é reposicionar a marca para que também seja uma opção de produto premium. Design inovador, elementos refinados e estilo também estão entre nossos pilares e hoje a marca está muito ligada à moda e ao mercado de luxo. Queremos atingir cada vez mais consumidores com o conceito de que existe um G-Shock para você”, diz Rodrigo.

Com aproximadamente mil modelos já lançados desde a sua criação, em 2019 a G-Shock atingiu a marca de 100 milhões de modelos vendidos no mundo. No Brasil são disponibilizados aproximadamente 25 modelos novos todo ano e, ainda este ano, a companhia trará muitas novidades ao mercado brasileiro.

Tags: BrasilCasioG-Shockpandemia
Artigo Anterior

Operadora de turismo da Azul tem novo receptivo em Porto Seguro

Próximo Artigo

Neoenergia aposta em internalização e contrata mais de três mil funcionários

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Escritório da XP
Economia

XP registra lucro recorde de R$ 1,24 bi no 1º trimestre de 2025

Cédulas de real e cálculadora postos dobre planilha
Economia

Atividade econômica tem alta de 1,3% no primeiro trimestre

dinheiro
Economia

Valores a receber: mais de R$ 9 bilhões ainda não foram retirados, afirma Banco Central

Próximo Artigo

Neoenergia aposta em internalização e contrata mais de três mil funcionários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Linha de produção de água mineral

Holding potiguar de combustíveis investe em fábrica de bebidas na Bahia

Podcast Conversa de Valor estreia com debate sobre segurança no trânsito e mobilidade urbana com Rodrigo Pimentel, Diretor-Geral do Detran-BA

Podcast Conversa de Valor estreia com debate sobre segurança no trânsito e mobilidade urbana com Rodrigo Pimentel, Diretor-Geral do Detran-BA

tonico e tinoco

Grandes lendas do sertanejo raiz: Conheça duplas que marcaram época

Assaí Atacadista inaugura nova loja da Rótula do Abacaxi

Assaí Atacadista inaugura nova loja da Rótula do Abacaxi

Obras do VLT geram 2.249 vagas de trabalho; veja como se cadastrar

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Dia da Mata Atlântica terá plantio de 1,2 mil mudas em Salvador

Dia da Mata Atlântica terá plantio de 1,2 mil mudas em Salvador

Foto: Arquivo

Audiência pública debate trânsito com foco nas ações do Detran-BA

ônibus elétrico

Salvador amplia testes com ônibus elétricos

Sistema de reconhecimento facial

Sistema de Reconhecimento Facial tem aumento de 212% nas prisões no primeiro semestre de 2025

Ação educativa com crianças marca programação do Maio Amarelo no Detran-BA

Ação educativa com crianças marca programação do Maio Amarelo no Detran-BA

Centro de Convenções Salvador

Referência global, ICCA aponta Salvador como principal destino do Nordeste para eventos internacionais

Dia da Mata Atlântica terá plantio de 1,2 mil mudas em Salvador

Dia da Mata Atlântica terá plantio de 1,2 mil mudas em Salvador

Foto: Arquivo

Audiência pública debate trânsito com foco nas ações do Detran-BA

ônibus elétrico

Salvador amplia testes com ônibus elétricos

Sistema de reconhecimento facial

Sistema de Reconhecimento Facial tem aumento de 212% nas prisões no primeiro semestre de 2025

Ação educativa com crianças marca programação do Maio Amarelo no Detran-BA

Ação educativa com crianças marca programação do Maio Amarelo no Detran-BA

Centro de Convenções Salvador

Referência global, ICCA aponta Salvador como principal destino do Nordeste para eventos internacionais

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

Ricardo Vicente Bastos

A importância da conformidade com a LGPD: questões práticas e direitos dos titulares de dados

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.