O número de turistas estrangeiros que visitou o Brasil voltou a crescer em 2023, com mais de 3 milhões de visitantes nos 5 primeiros meses do ano, segundo dados do Ministério do Turismo. As visitas se refletiram em um aumento dos gastos deste público, com destaque para a Bahia: levantamento da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, aponta uma alta de 26% no consumo de estrangeiros no estado no 1º semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Já o número de transações avançou 31%.
O estudo considera as compras realizadas com cartões de crédito emitidos no exterior processadas pela Rede tanto em compras físicas, nas maquininhas, quanto no e-commerce. A Bahia é o estado do Nordeste que mais teve gastos de estrangeiros no primeiro semestre, ocupando o sexto lugar no ranking nacional (atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais).
Entre os segmentos com maior alta no consumo estão hospedagem, com avanço de 52% no faturamento, turismo, com 45%, e bares e casas noturnas, com 35%. “Observamos gastos muito alinhados com os relacionados ao setor de turismo – hospedagem por exemplo, representa mais de um terço 36% do total gasto pelos estrangeiros na Bahia no primeiro semestre. Mas observamos também altas relevantes em setores que não têm tanto destaque em outras regiões. O setor de vestuário, por exemplo, teve alta de 46%, e o de perfumaria e cosméticos, de 38%. As farmácias também tiveram destaque, com aumento de 41% no consumo por parte dos estrangeiros”, comenta Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú.