No próximo dia 07 de fevereiro, a Sementes Oilema realiza a 27ª edição ininterrupta do seu Dia de Campo. Um dos mais tradicionais e concorridos em seu segmento no Oeste da Bahia e Matopiba, o Dia de Campo 2026 vai abordar desde os temas agronômicos, como manejo de plantas daninhas, até organização da produção, sucessão familiar e as perspectivas de mercado de commodities. O evento tem início às 7h, e será na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da empresa, em Placas, município de Barreiras (BA). Com entrada solidária, a Sementes Oilema vai duplicar cada real arrecadado, destinando a doação às APAEs de Luís Eduardo Magalhães (LEM) e Barreiras. As inscrições estão disponíveis no site www.sementesoilema.com.br.
Abrindo a programação, a engenheira agrônoma Sheila Bigolin, doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes, fala sobre o princípio da produtividade. Durante sua apresentação, ela reforçará a importância da escolha da genética correta, da construção de ambientes favoráveis e da qualidade fisiológica das sementes como fatores determinantes para a maior eficiência fotossintética e a expressão do potencial produtivo no campo.
Na sequência, o engenheiro agrônomo Wilson Lessa, mestre em Proteção de Plantas e sócio da Solo & Planta Consultoria Agronômica, versará sobre o manejo de plantas daninhas. Seu enfoque será na importância do planejamento do sistema produtivo, da seleção de cultivares, da rotação de mecanismos de ação e do manejo antecipado, como fatores decisivos para a eficiência operacional, a sustentabilidade da lavoura e a redução de custos.
Anderson Galvão, fundador e diretor da consultoria Céleres, analisará o cenário do agronegócio brasileiro em 2026. O especialista discorre sobre macroeconomia, geopolítica e o ciclo das commodities, apontando os impactos desses fatores na rentabilidade, além dos desafios que exigem capacidade de adaptação por parte do produtor. Segundo ele, o momento pede maior eficiência ‘dentro da porteira’, com foco na busca contínua por ganhos de produtividade.
A programação também voltará o olhar para a gestão e a continuidade dos negócios familiares no campo. Marielly Biff, fundadora da AgroGen Consultoria, apresentará os principais pilares para a profissionalização das empresas rurais, alinhamento de expectativas entre familiares, capacitação, diagnóstico do negócio e a implementação de uma governança familiar e corporativa. O objetivo é proteger o patrimônio, mitigar conflitos e potencializar resultados.
Estações experimentais
Ao longo do evento, os participantes vão conhecer as novidades do campo experimental, com cultivares de soja e híbridos de sorgo, avaliando o desempenho dos materiais genéticos e as soluções voltadas à eficiência, produtividade e sustentabilidade dos sistemas de produção.
“O agro está em constante evolução, seja nos sistemas de produção, no cenário econômico ou nas demandas do mercado. Por isso, o Dia de Campo é um espaço para discutir o que realmente faz diferença no negócio: gestão agronômica e administrativa, adaptabilidade e agilidade operacional, fatores que hoje pesam muito na tomada de decisão do produtor”, explica o CEO da Sementes Oilema, Celito Missio.
“Este é um evento aberto à troca de experiências e ao relacionamento com produtores e parceiros. Neste ano, teremos 17 cultivares em exposição, com tecnologias como Intacta 2Xtend e Enlist Conkesta, além de híbridos de sorgo, uma cultura na qual temos apostado e que apresenta grande potencial de crescimento no Matopiba-Pa”, destaca Paulo Levinski, executivo comercial da empresa.
Apoiam o Dia de Campo da Oilema:
Agrosul John Deere, BASF, Brasmax, Soja Enlist, Cordius, Golden Harvest, Syngenta Seedcare, Intacta 2Xtend, Monsoy, Novonesis, Stine, TMG.
Leia mais:
Inscrições para o Prêmio Bahia Sustentável 2026 estarão abertas a partir desta sexta-feira (09).





















