O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, encaminhou na última terça-feira (9) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de lei que prevê a criação da Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte).
A nova pasta será provisória e ficará responsável pela implantação do sistema viário da ponte até que a gestão seja transferida para uma Parceria Público-Privada (PPP). Segundo Jerônimo, trata-se de uma estrutura “enxuta, mas com gestão firme e bem definida”, voltada a um projeto considerado estratégico tanto pelo volume de recursos quanto pelo impacto econômico e social.
O modelo de secretaria extraordinária já foi utilizado em outros grandes empreendimentos, como a Secopa, criada em 2009 para conduzir as ações da Copa do Mundo de 2014 na Bahia.
A ponte Salvador-Itaparica, concedida inicialmente em 2009, teve contrato assinado em 2020. A previsão é que as obras comecem em junho de 2026. Até o momento, já foram realizados estudos técnicos como batimetria, levantamentos geofísicos, avaliação de impacto ao patrimônio material e imaterial, pesquisas arqueológicas e mapeamento das comunidades tradicionais da região.