O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do governo federal, Carlos Alexandre da Costa, lança no dia 4 de julho, às 9h30, no Senai Cimatec, em Salvador, o programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade. A iniciativa incentiva governos locais e representantes do setor produtivo no sentido de aprovar políticas públicas que possam simplificar a vida de quem produz para gerar mais emprego e renda. O evento contará com a participação do governador do estado, Rui Costa, e do prefeito de Salvador, ACM Neto.
A Mobilização traça uma agenda de propostas – em conjunto com empresários, empreendedores, gestores públicos estaduais e municipais – visando à retomada do crescimento econômico. São medidas focadas em quatro pilares, chamados de macro planos, que vão “atacar” os grandes problemas brasileiros apontados pelo governo.
Principais pontos – Brasil 4.0, que visa a modernização das empresas por meio do fomento à inovação; Emprega +, cujo objetivo é melhorar a qualificação do profissional para o mercado e contribuir para a recolocação de desempregados; Pró-mercado, que, dividido em dois eixos (Concorrência e Infraestrutura) vai atacar as barreiras ao pleno funcionamento dos mercados e a falta de planejamento de longo-prazo para infraestrutura; e o Simplifica, que propõe diminuir o custo Brasil, reduzir os entraves burocráticos e facilitar o dia-a-dia das empresas.
O programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade é uma iniciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, em parceria com os governos estaduais, Sebrae, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia e Fórum Empresarial da Bahia.