Os últimos meses de 2018 foram bastante positivos para o Grupo Rio Verde – um dos maiores do setor de engenharia e construções no país, que figurou na 18ª posição no Ranking da Engenharia Brasileira do ano passado. Com a conquista de nove contratos no segundo semestre, o volume de negócios foi superior a todo o ano de 2017, um importante índice que aponta a retomada de investimentos de grandes corporações no país. Levando em conta todos os seus diferenciais, prospecções e versatilidade do portfólio de serviços, o Grupo Rio Verde, que atua nos segmentos de engenharia e construções, incorporação imobiliária e concessões, projeta crescer 15% em 2019.
“Os projetos de engenharia que estão em andamento têm grande impacto socioeconômico. São grupos importantes, que terão aportes em suas linhas de produção nos curto e médio prazos. E o nosso crescimento pode ser ainda maior. Participaremos de editais de concessão pública nas áreas de saneamento e energia, um novo foco de atuação, muito promissor”, avalia Daniel Peres, diretor do Grupo Rio Verde.
Com datas de início e conclusão distintas, dez obras industriais e de infraestrutura estão em andamento e preveem contratações de mão de obra e aportes financeiros para os próximos 18 meses. A começar pela obra de saneamento para a BRK Ambiental em Limeira, em fase final e que contempla a ampliação da ETE Tatu. Em Sorocaba-SP, a Rio Verde está finalizando a construção da primeira obra para a fabricante de cabos elétricos Prysmian Group, que mudou todas as suas instalações de Santo André-SP para a outra fábrica existente.
Em três décadas e meia de atuação, o Grupo Rio Verde executou mais de 170 obras em 13 estados
Ainda no estado de São Paulo, dois resorts em Olímpia estão sendo construídos ao mesmo tempo: a segunda fase do Enjoy Olímpia Park, com a finalização total do empreendimento neste ano, e o Solar das Águas, com obras em andamento nas quatro torres e na estrutura de lazer. Já em Gramado-RS, outra cidade turística, o Grupo executa as obras do Golden Gramado Resort Laghetto, um complexo hoteleiro de requinte na região montanhosa.
Outro desafio em andamento é a construção da nova planta para o Aché Laboratórios Farmacêuticos, a primeira do segmento no Nordeste. O grupo também fará toda a instalação eletromecânica na fábrica, fornecendo os equipamentos e redes de distribuição de utilidades. Por fim, três projetos estão em andamento para a Mars. O primeiro amplia e reforma a planta localizada em Mogi-Mirim-SP, o segundo constrói um prédio fabril para beneficiamento de matéria-prima na unidade de Ponta Grossa-PR, e o terceiro trata-se de um novo laboratório, também em Mogi Mirim-SP. Os projetos são do segmento de Petcare da Mars, que se destaca pelas marcas Pedigree, Royal Canin, Wiskas.
De olho em novos mercados
Em virtude da carência do setor de infraestrutura no Brasil e de sua relevância para a melhoria das condições socioeconômicas da população, o Grupo Rio Verde estabeleceu parcerias no ano passado para atuar no segmento de concessões públicas nas áreas de transporte, energia e saneamento e se prepara para participar de editais. Alinhado com este objetivo, o Grupo Rio Verde mudou a sua sede, até então estabelecida em Limeira/SP, para Campinas/SP em agosto de 2018. “Com isso estamos melhor posicionados geograficamente para o atendimento dos clientes, além de manter nossas equipes em um único local, promovendo maior sinergia entre as áreas”, explica.
Entregas nos segmentos industrial e residencial
Em três décadas e meia de atuação, o Grupo Rio Verde executou mais de 170 obras em 13 estados, resultando em 3 milhões de metros quadrados construídos. Em 2018, foram finalizadas nove projetos industriais e quatro residenciais. Já os nove contratos conquistados em 2018, que já se encontram em andamento, mostram a tendência de captação de novos projetos em 2019.
Com datas de início e conclusão distintas, dez obras industriais e de infraestrutura estão em andamento
As obras industriais entregues em 2018 foram: planta de testes de motores aeronáuticos da GE Celma, em Três Rios-RJ, que conta com o maior túnel de vento da América Latina e capacidade para revisar os motores mais avançados do mundo; a entrega da primeira fase do Enjoy Olímpia Park; duas obras para a Suzano Papel e Celulose, sendo uma em Imperatriz, no Maranhão, que consiste na construção do prédio para a máquina de papel Tissue e, a segunda, em Limeira- SP, que foi a construção da planta de lignina; a ampliação da fábrica de massas e biscoitos da J. Macedo, em Simões Filho/BA; e no início desse ano, em Piracicaba-SP, o Grupo Rio Verde entregou a ampliação fabril da sul-coreana Hyundai, para atender a produção nacional do SUV compacto Creta, que terá versão exclusiva para o Brasil.
Já na área imobiliária, o Grupo Rio Verde finalizou quatro residenciais, nas cidades de Limeira e Araras, somando aos cerca de 20 empreendimentos entregues durante a sua trajetória, todos no interior do estado. Para 2019, o Grupo estuda algumas possibilidades, levando em conta inovações no segmento e a sustentabilidade.