BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios

iFood investe R$15 milhões em ESG

REDAÇÃO por REDAÇÃO
26/03/2022
em Negócios, Negócios Nacionais
Tempo de Leitura: 5 minutos
A A
0

O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais

Share on FacebookShare on Twitter

Um ano depois de estabelecer metas desafiadoras a serem atingidas até 2025, o iFood investiu R$15 milhões para estruturar projetos que, nos próximos anos, vão contribuir para a construção de um país mais sustentável e inclusivo. Entre as iniciativas de destaque, a foodtech já fez mais de 35 milhões de entregas por modais não-poluentes (bike convencional, bike elétrica, moto elétrica e patinetes) e evitou o envio de mais de mil toneladas de itens plástico de uso único em cerca de 130 milhões de pedidos. Outra aposta é na educação e inclusão, frente a qual já emitiu mais de 98 mil certificados para entregadores, restaurantes e mercados em cursos de capacitação profissional e também de desenvolvimento pessoal por meio da plataforma iFood Decola.

Os resultados fazem parte de grandes metas estipuladas na área de ESG, incluindo a de tornar-se neutro na emissão de CO², com o objetivo de realizar 50% das entregas por modais não poluentes e zerar a poluição plástica no delivery até 2025, objetivos estabelecidos no iFood Regenera, projeto com foco no meio ambiente. Já na área de educação, a empresa busca formar e empregar 25 mil pessoas de perfis sub representados em tecnologia, como forma de promover a inclusão social por meio da tecnologia e, ao mesmo tempo, reduzir o apagão de mão de obra na área.

Nessa frente, a foodtech atua desde a educação básica até o desenvolvimento de habilidades para o futuro do trabalho, com iniciativas voltadas não só para o seu ecossistema de parceiros, mas também para a sociedade. Com esse propósito, o iFood pretende alcançar outro compromisso na área: incentivar a educação de forma geral, impactando 10 milhões em até três anos.

“Nós temos um sonho grande e uma vontade genuína de promover mudança. Para que o futuro seja mais próspero e inclusivo, precisamos passar pela Educação. Acreditamos no seu poder transformador e que a mesma inovação e tecnologia que guiam o nosso negócio também serão os propulsores para gerar impactos em grande escala, oferecendo oportunidades principalmente para grupos minorizados”, afirma Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis do iFood.

Meio ambiente

Um dos pilares das metas da foodtech está ligado à sustentabilidade, área em que a empresa desenvolve o programa iFood Regenera. A iniciativa está centrada em oito projetos, um deles dedicado a aumentar as entregas feitas por modais não poluentes. Nessa frente, a empresa lançou o iFood Pedal, o primeiro serviço do mundo a oferecer aluguel de bicicleta exclusivo para entregadores. Assim, já foram realizados mais de 1 milhão de pedidos entregues com bikes elétricas e bikes convencionais compartilhadas, evitando a emissão de 271 toneladas de CO2 na atmosfera. Ao todo, já existem mais de 15 mil entregadores cadastrados neste modelo de entrega.

Outro destaque é a parceria com a montadora brasileira VOLTZ, para lançar a primeira moto elétrica exclusiva para entregadores parceiros do iFood, que será disponibilizada com condições de preço e financiamento especiais.

Para reduzir o plástico, a empresa, por meio da disponibilização de uma opção no app, conseguiu que mais de 130 milhões de pedidos fossem feitos sem o uso do material, com mais de 119 mil restaurantes participando da campanha. A empresa ainda firmou parceria com a Suzano no desenvolvimento de novas embalagens sustentáveis para os estabelecimentos parceiros.

O iFood também a implantação de pontos de descarte voluntário de resíduos recicláveis (PEVs) e, hoje, conta com mais de 80 pontos nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Também foram feitos mutirões de coleta de resíduos nas praias do Rio de Janeiro (parceria com Recicla Orla) e incentivo à reciclagem através de benefícios aos catadores, disponibilizando geração de renda, alimentos, cursos e vouchers de desconto. Como resultado, mais de 2,4 mil toneladas de resíduos foram reciclados, além de remunerar os catadores em mais de R$70 mil em parceria com a Coletando.

Ainda na frente da sustentabilidade, os investimentos e parcerias em projetos de preservação e reflorestamento, como a SOS Mata Atlântica, arrecadaram valor equivalente à compra de 50 mil mudas de árvores através de doações feitas pelo iFood, empresas parceiras e pelos clientes no aplicativo do iFood. As primeiras 30 mil foram plantadas em março na cidade de Porto Feliz (SP) e as outras serão plantadas até o final de abril em Marabá Paulista (SP).

Educação

As iniciativas na área educacional vão desde o despertar do interesse pela tecnologia na educação básica, ajudando também a tornar a escola um ambiente cada vez mais atraente ao jovem, até a formação na área — olhando especialmente para o público sub-representado ou de baixa renda — em uma plataforma focada na carreira em tecnologia.

Já especificamente no setor de tecnologia, a meta é formar e empregar 25 mil pessoas de perfil sub representado no setor de TI até 2025. Nessa área, o programa Potência Tech, lançado em outubro de 2021, já ofereceu mais de 4 mil bolsas para formação e somou 27 mil inscritos de baixa renda ou de perfil sub-representado em cursos que buscam sanar o apagão de mão de obra no segmento e ainda aumentar a diversidade e inclusão dentro deste mercado.

Outra iniciativa de destaque é o iLab, que já contratou 40 recém-formados em cursos de tecnologia com objetivo de acelerar o seu desenvolvimento dentro do iFood dando continuidade ao processo de formação que contempla inglês, habilidades socioemocionais e técnicas, mentoria e prática..

Um dos impactados positivamente pelas iniciativas do iFood é Donovan Társis, que trabalhava com instalação, limpeza e manutenção de climatizadores em prédios comerciais e industriais, e hoje é contratado da empresa. “A bolsa de estudos de uma parceria entre o iFood e a Cubos Academy foi a chance perfeita para que eu pudesse iniciar, de verdade, na área da tecnologia”, diz. “Ser um FoodLover (como são chamados os funcionários da foodtech) é uma sensação única, de saber que faço parte de algo grande e que está mudando o mundo. Estamos em um lugar onde nem mesmo o céu é o limite.”

Na outra frente, estão os investimentos em formação para parceiros (entregadores e donos de restaurante) na educação básica, disponibilizando duas mil bolsas para o curso preparatório para o Encceja (Exame Nacional de Certificação do Ensino Médio), além de oferecer uma plataforma de formação contínua, o iFood Decola. Com essa iniciativa, a empresa pretende capacitar mais de 5 milhões de pessoas para o futuro do trabalho e empreendedorismo, disponibilizando cursos para melhorar o dia a dia do trabalho atual dos parceiros junto ao iFood, além de outros conteúdos para desenvolvimento pessoal e outras habilidades, como inovação, criatividade, equilíbrio financeiro e outros temas. No total, 200 mil parceiros já se inscreveram em ações de educação oferecidas pelo iFood Decola, com mais de 98 mil certificados de conclusão emitidos.

Tags: ESGiFood
Artigo Anterior

Alunos de escolas municipais visitam Hub Salvador

Próximo Artigo

MP estabelece medidas trabalhistas em caso de calamidade pública

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Netreposto da Cargill
Economia

Cargill adquire planta de esmagamento de soja na Bahia

Fachada sede do Sebrae
Negócios

Sebrae é a quarta marca mais valiosa do Brasil em 2025, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos

Stand da Oilema na Bahia Farm Show
Negócios

Sementes Oilema leva novos híbridos de sorgo, educação ambiental e a história de “Dona Zefa” para a Bahia Farm Show

Próximo Artigo
Imagem da carteira de trabalho digital

MP estabelece medidas trabalhistas em caso de calamidade pública

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Devialet traz Gold Phantom para o Brasil. O preço: R$ 26.990

Notebook ultrafino da Daten chega ao mercado custando R$ 1.499

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Assaí inaugura a sua maior loja na Bahia

Confira o horário de funcionamento das lojas Assaí no São João

Como unificar dois CNIS: descubra agora

Como unificar dois CNIS: descubra agora

Bahia vai abrigar primeiro escritório da Windey Energy no Brasil

Bahia vai abrigar primeiro escritório da Windey Energy no Brasil

Símbolo internacional de acessibilidade

Brasil deve adotar novo símbolo de acessibilidade

Show de São João

São João movimenta R$ 2,3 bi na economia baiana e atrai 1,8 mi de visitantes

Tanque da Copa Energia

Copa Energia aposta em GNL e amplia portfólio com aquisição de 36% da GNLink

Netreposto da Cargill

Cargill adquire planta de esmagamento de soja na Bahia

Bombas de gasolina

Governo aprova aumento da mistura de etanol na gasolina; medida vale a partir de agosto

Bahia vai abrigar primeiro escritório da Windey Energy no Brasil

Bahia vai abrigar primeiro escritório da Windey Energy no Brasil

Símbolo internacional de acessibilidade

Brasil deve adotar novo símbolo de acessibilidade

Show de São João

São João movimenta R$ 2,3 bi na economia baiana e atrai 1,8 mi de visitantes

Tanque da Copa Energia

Copa Energia aposta em GNL e amplia portfólio com aquisição de 36% da GNLink

Netreposto da Cargill

Cargill adquire planta de esmagamento de soja na Bahia

Bombas de gasolina

Governo aprova aumento da mistura de etanol na gasolina; medida vale a partir de agosto

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.