Na segunda edição do Concurso Literário e Cultural do Centro Universitário Senai Cimatec – Literatec, os participantes devem escrever seus contos com o tema “Marcos históricos, tecnológicos e culturais”. As histórias poderão ser ambientadas em qualquer tempo ou lugar. O concurso é aberto ao público e vai premiar três autores com vouchers de até R$ 500 para uso em livrarias. Também serão selecionados quinze contos para compor um e-book, junto com estórias de autores convidados.
As inscrições para o Literatec estão abertas até o dia 01 de agosto, através do link: https://bit.ly/Literatec. Poderão participar pessoas de qualquer nacionalidade, inclusive integrantes da comunidade acadêmica do Centro Universitário Senai Cimatec, exceto participantes da Comissão Julgadora e da Comissão Organizadora.
Todas as informações estão disponíveis no edital, publicado no site: https://www.senaicimatec.com.br/processos/concurso-cultural-literatec/. O resultado do concurso será divulgado no período de 25 a 29 de outubro, nas redes sociais do Centro Universitário Senai Cimatec.
Primeira Edição do Literatec trouxe autores baianos renomados
No ano passado, a finalista do Prêmio Jabuti 2021, a escritora e jornalista baiana Kátia Borges, fez parte da Comissão Julgadora que avaliou mais de 200 contos inscritos no concurso. A cerimônia de premiação aconteceu ao vivo, no YouTube do Senai Cimatec.
O e-book, intitulado “A vida numa sociedade tecnológica”, reuniu quinze contos dos autores participantes do concurso e mais cinco contos de escritores convidados, como Vanessa Passos, vencedora do 6º Prêmio Kindle (2021).
Engenharia e Literatura
O Literatec é uma iniciativa da Profª Luara Batalha, que coordena o curso de Engenheira Civil do Centro Universitário Senai Cimatec e defende o incentivo à escrita criativa para uma formação interdisciplinar.
Mestre em Engenharia de Estruturas, Luara já publicou os contos “Invasão de Território”, “Momento não Esquecido”, “Terapia”, “Para o Porteiro”, “Carnaval por Contos”, “Réquiem ao Novo” e “Dois de Fevereiro”. Em 2022, ela publicou seu primeiro romance, Antônia Carrero, pela Editora Ases da Literatura. Luara foi colunista dos sites Fala Barreiras e Folha de Sergipe, em que escrevia crônicas sobre a importância dos livros em sua vida. Atualmente, está fazendo doutorado sanduíche na Purdue University (EUA).