Apesar de ser uma das instituições financeiras mais utilizadas pela população brasileira, o Itaú anunciou o encerramento definitivo de 227 agências em todo o país somente em 2024, medida que marca uma reestruturação justificada pela adaptação à transformação digital. Apesar da redução da rede física, o banco registrou lucro de R$ 11,5 bilhões no segundo trimestre de 2025, resultado 14,3% maior que o do mesmo período do ano anterior.
De acordo com dados oficiais, a rede de atendimento passou de 3.021 para 2.738 unidades em funcionamento. O movimento acompanha uma tendência já observada entre os maiores bancos brasileiros, que nos últimos anos reduziram significativamente a presença física diante do crescimento das transações digitais. Apenas em 2024, os cinco maiores bancos do país (Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Santander) encerraram 1.774 pontos de atendimento, e desde 2014 já foram mais de 6.500 unidades desativadas em todo o território nacional.
Segundo a instituição, um alto fluxo de clientes migrou para canais digitais, como aplicativos e internet banking. Com isso, foi necessário reduzir os custos com unidades físicas devido à menor rotatividade de clientes.
O movimento, no entanto, revela um grande dilema relacionado a clientes, que podem ter dificuldades em acessar serviços presenciais, especialmente em regiões com menor acesso à internet ou familiaridade com ferramentas digitais. A situação evidencia desafios na transição do atendimento físico para o digital, além de levantar uma questão socialmente importante, o impacto sobre os empregos.