Desde o início da pandemia causada pela covid-19, o Itaú Unibanco tem trabalhado para reduzir os impactos econômicos para a sociedade. O principal destaque, além da participação em todas as medidas desenvolvidas pelo governo, é a criação do Programa Travessia. A iniciativa, inédita no setor financeiro, tem o objetivo de dar mais fôlego aos clientes pessoa física e PMEs, além de tratar de maneira estrutural o endividamento, garantindo condições de pagamento mais sustentáveis, por meio de carências, alongamento de prazos e eventualmente crédito adicional com taxas reduzidas e flexibilização de garantias.
Especificamente no caso de financiamentos de veículos, o banco oferece a possibilidade de renegociação de contrato, com a prorrogação de parcelas por até 120 dias. Desde abril, foram mais de 180 mil clientes beneficiados neste segmento. Todos eles ganharam mais fôlego para cumprir com o financiamento e mantiveram as mesmas taxas de juros dos contratos originais. Em média, chegam ao banco cerca de mil solicitações de carência por dia.
“Estamos acompanhando de perto os impactos da covid-19 na economia, inclusive no setor de financiamento de veículos em termos de demanda e controle de inadimplência, sempre atentos a um eventual endividamento da população. Diante disso, temos tomado iniciativas para ajudar nossos clientes a manter sua saúde financeira em meio às incertezas econômicas. No caso daqueles clientes que já estão inadimplentes, estamos também revisitando nossas condições de cobrança e adaptando-as ao momento econômico atual”, afirma Ródnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco.
“Mesmo diante de um cenário desafiador, temos conseguido melhorar nossos índices de satisfação dos clientes, resultado de nossa estratégia em entender profundamente não só as suas jornadas de compra e venda de veículos, como também a dos lojistas e concessionários, a fim de oferecer as melhores soluções financeiras para toda a cadeia de mobilidade. Acreditamos nesse mercado e queremos colaborar cada vez mais para o seu desenvolvimento e na digitalização das operações”, finaliza Ródnei.
O banco estreou também, na última semana, campanha na TV que mostra casos e relatos reais de clientes que tiveram as parcelas de seus financiamentos de veículos prorrogadas e, com isso, mais condições de enfrentar a crise causada pela pandemia. As soluções disponíveis para a área de Veículos podem ser feitas sem sair de casa e estão no site: www.veiculos.itau.com.br/atendimento.
Outras iniciativas
Soluções para clientes pessoa física
Assinatura Eletrônica e Biometria Facial
Os clientes podem realizar a assinatura de seus contratos de forma digital, direto pelo celular e sem a necessidade de sair de casa. De forma simples e segura, o sistema pede ao cliente que tire uma selfie para uso da biometria facial, inibindo fraudes de forma simples e intuitiva.
Oferta especial na ConectCar
Clientes que contratarem financiamento de veículos junto ao Itaú contam com três anos de mensalidade grátis no plano completo da ConectCar.
Soluções para lojistas e parceiros
Linha de crédito exclusiva Floor Plan Novos e Seminovos
Para as lojas e concessionárias do setor automotivo, o banco disponibiliza uma nova linha de crédito rotativo com taxas diferenciadas, possibilitando o uso do estoque da loja como garantia para a operação. A revenda recebe o valor do veículo, novo ou seminovo, dado em garantia à vista e efetua o pagamento a prazo.
Soluções personalizadas para empresas
Empresas que possuem conta PJ no Itaú também têm à disposição uma série de soluções personalizadas, de acordo com cada perfil e necessidade, para ter ainda mais fôlego neste momento de crise. Todas as soluções estão disponíveis em: www.itau.com.br/empresas.
Destaque da marca no portal iCarros
No iCarros possibilita que os lojistas aumentem a visibilidade dos anúncios, além de disponibilizar soluções inteligentes para gestão do negócio e a agilidade no atendimento, como o assistente digital, o gestor de leads e o qualificador de chamadas.
Credline Itaú
O Credline permite que os lojistas possam se se auto servir e gerenciar suas propostas, além de trilhar todo o processo do financiamento de forma 100% digital.
Garagem do Conhecimento
O Itaú e o iCarros disponibilizaram mais de 90 cursos na Garagem do Conhecimento para auxiliar na capacitação de vendedores e maior entendimento da jornada digital dos seus clientes. 40 deles estão disponíveis gratuitamente.
Atendimento estendido
Os lojistas contam com um atendimento especializado que opera em horário estendido: de segunda à sexta, das 9h às 19h. Aos sábados e domingos, das 9h às 18h