A Justiça Federal da Bahia, por meio do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), abriu inscrições para o Programa de Residência Jurídica, com prazo até 15 de setembro de 2025. O processo seletivo é organizado pelo Instituto Consulplan e deve ser feito exclusivamente pelo site da instituição.
Ao todo, são 14 vagas e cadastro de reserva para atuação em 16 cidades baianas, incluindo Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Juazeiro e Paulo Afonso. Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 3 mil e auxílio-transporte durante o período do programa, que pode durar até 36 meses.
A seleção será realizada por meio de prova objetiva e discursiva, marcada para o dia 12 de outubro de 2025, nas cidades de Salvador, Eunápolis, Irecê, Juazeiro e Vitória da Conquista. A taxa de inscrição é de R$ 56.
Podem se inscrever bacharéis em Direito formados há até cinco anos, ou profissionais que estejam cursando especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Estudantes de Direito também podem participar, desde que comprovem a escolaridade exigida em caso de admissão.
O programa oferece aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos e vivenciar a rotina do Judiciário Federal, atuando em unidades distribuídas por todo o estado.