Procuram-se empresas interessadas em expandir os negócios e se lançarem no mercado internacional. Este foi o convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) que lançaram, nesta terça-feira (26), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, o novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), que atenderá, gratuitamente, 375 empresas na Bahia e Sergipe.
Podem se inscrever no programa, empresas de diversos portes e segmentos, produtoras de bens e ofertantes de serviços. A qualificação é gratuita e tem duração de quatro a seis meses, de acordo com a disponibilidade e maturidade da empresa e prevê atendimento de especialistas em comércio exterior sobre como vender para o mercado externo. Ao final do ciclo, as empresas poderão participar das ações de promoção comercial da ApexBrasil.
Na Bahia, são 100 vagas para empresas da RMS, 100 para a Região de Feira de Santana, 50 na Região Sul, 50 na Região Sudoeste e 50 na Região Oeste e 25 vagas para Sergipe. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail peiex.rms@fieb.org.br ou telefone (71) 3343-1461.
O Peiex é executado na Bahia e em Sergipe desde 2008. Desde então, já atendeu 1.713 empresas. Atualmente, o programa conta com quatro núcleos, localizados em Salvador, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães e Ilhéus, além de dois polos: um em Vitória da Conquista e outro em Aracaju.
OPORTUNIDADES
O superintendente do IEL Bahia, Evandro Mazo, lembrou que a parceria do IEL com o Peiex já dura mais de 14 anos. Ele destaca que, ao longo destes anos, o programa amadureceu e a metodologia passou a ser focada em estratégias comerciais, que facilitam o engajamento do empresário.
A coordenadora de qualificação da Apex Brasil, Rita Albuquerque, lembrou que “existem oportunidades reais para as empresas brasileiras.”
De acordo com Maira Rodrigues, gestora do Peiex na ApexBrasil, estudos apontam que quanto mais intensa é a atividade de negócios internacionais para um determinado estado ou região, maior o impacto para o desenvolvimento econômico. “A ideia é aumentar a participação do estado nesta atividade, por isso a Apex busca a parceria das instituições locais que detêm todo o conhecimento, do empreendedorismo para nos apoiar na execução desse projeto”, sintetizou.
Durante o evento de lançamento, foi selado ainda o papel do Comitê Consultivo, que envolve diversas instituições, como Sebrae, Senai, Inpi e bancos. Segundo Evandro Mazo, elas se unem para ofertar, num processo articulado, soluções para apoiar as empresas no processo de exportação. “Esta sinergia faz muito sentido no mundo que estamos vivendo, de excesso de informação e o pequeno empresário fica perdido sobre como trilhar caminho para exportar”.
Nesta quarta-feira, o novo ciclo do Peiex será lançado em Aracaju e no próximo dia 4 de maio, será realizado também o evento de lançamento do Núcleo de Luís Eduardo Magalhães (LEM). Em Luís Eduardo Magalhães o evento está marcado para as 08h30, no auditório do Hotel Solar Rio de Pedras, localizado na Rua Enedino Alves da Paixão, 4788 – Jardim Paraiso Fase I. Informações: (77) 3611-6971 ou pelo e-mail: monitor.lem@apexbrasil.com.br.
CASE
Durante o lançamento do novo ciclo do Peiex, foram apresentados três cases de empresas que participaram anteriormente do programa. Um deles foi o da Biosani Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento. Representante da empresa, Dina Alves conta que a empresa participou do programa em 2019. Graças ao apoio do Peiex a empresa conseguiu promover a internacionalização da tecnologia da empresa e hoje é fornecedora para a Europa.
Para ela, o mais importante para se tornar uma empresa exportadora é planejamento e organização. ‘Não basta você ter um bom produto, uma boa marca ou tecnologia. Você precisa se organizar, se planejar para ter a qualidade exigida pelo mercado internacional”, ensina.
As outras duas empresas que apresentaram suas experiências no programa foram a Olívia Conceito, representada por Misna Magalhães, e Floryl, representada por José Líbio Cajazeira.