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Flávio Figueiredo Assis

Flávio Assis disse que o resultado foi “mais um triste episódio da falta de apoio ao empreendedorismo brasileiro”

Lecar entra na disputa pela fábrica da Ford na Bahia

Empresa protocolou interesse na área junto ao governo do estado da Bahia

REDAÇÃO por REDAÇÃO
28/02/2024
em Negócios Locais
Tempo de Leitura: 2 minutos
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Desde 2021, quando a Ford, uma das maiores montadoras do mundo, anunciou a saída do Brasil, sua fábrica, localizada no município de Camaçari, na Bahia, virou alvo de disputas. A área – com total de 4.687.117,00 metros quadrados, área construída de 315.834,07 metros quadrados, uma pista de testes completa com área de 200 mil metros quadrados e pátio com 50 mil metros quadrados – tem capacidade produtiva de até 400 mil carros por ano. O terreno foi vendido para o governo da Bahia, tendo a chinesa BYD manifestado interesse em desenvolver sua atividade na área através do Processo Administrativo n°015.4020.2023.0003718-24.

Entretanto, a Lecar, montadora brasileira de carros elétricos, também protocolou uma manifestação de interesse em adquirir tanto a área quanto os seus ativos. A empresa, que tem sede administrativa em São Paulo, e está criando sua primeira fábrica em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para fabricação do Lecar Model 459, pretende estabelecer em Camaçari a montagem de seu segundo veículo, um carro elétrico popular com preço final de até R$100 mil e 300km de autonomia.

Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, esteve pessoalmente no local, onde avaliou a qualidade dos equipamentos e de todo o ecossistema no entorno. “Trata-se de uma área nobre, a apenas 25km de Salvador, 35 minutos do aeroporto, em um polo industrial maduro e desenvolvido com vários fornecedores automobilísticos. Todo esse potencial precisa continuar gerando riquezas para o nosso país”, pontua.

O empresário também aprovou a qualidade dos ativos. “Todos os equipamentos estão em ótimo estado de conservação. Esses maquinários irão agilizar a produção dos carros elétricos brasileiros”. Há robôs que, por meio de câmeras, fazem a avaliação geométrica da estrutura do carro, garantido a conformidade das medidas e dimensões das estruturas.

Equipamentos

Chamaram a atenção, ainda, equipamentos que atuam nos serviços de solda, montagem de bancos, painel, instalações e colagem de vidros, análises dimensionais e calibração com precisão absoluta. “Uma prensa de 12 mil toneladas e seis setores podem produzir as estruturas metálicas e nossas carrocerias”, afirma.

No pacote de ativos também está disponível a célula robotizada de montagem e instalação de teto solar. “A Ford é pioneira em tecnologia e trouxe para Camaçari o que existe de melhor no mundo para fabricar os seus carros. Queremos ter o privilégio de usar essas máquinas na fabricação de carros elétricos 100% brasileiros”, completa.

Após protocolar o interesse na compra da fábrica junto ao governo da Bahia, a Lecar aguarda a conclusão do processo, que está no prazo de manifestação pública. “Iremos contratar fornecedores locais e priorizar a contratação dos ex-funcionários da Ford, valorizando a mão de obra da região. Nosso compromisso é recuperar as demissões causadas pelo fechamento da fábrica, gerando emprego e renda prioritariamente aos baianos”, finaliza.

Nota da SDE

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) disse que a  “empresa Lecar encaminhou e-mail nesta quarta-feira (28) à  em que afirma ter interesse na área da antiga Ford junto ao Estado da Bahia. Por intermédio do mesmo canal, a SDE orientou a empresa sobre como proceder, de acordo com as regras do processo legal de concorrência pública em curso”.


Leia também: Relator apresenta plano de trabalho da CPI da Braskem

Tags: BYDCamaçaridestaqueFordLecarSDE
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