[dropcap]M[/dropcap]odelo que popularizou os sistemas multimídia no país, o Onix dá um outro salto em conectividade com o lançamento da linha 2017. Além de um sistema multimídia que permite maior integração entre o veículo e o smartphone do usuário, o hatch compacto da Chevrolet passa a vir equipado agora com o inovador sistema OnStar. A tecnologia permite, por exemplo, comandar funções do veículo por meio de um aplicativo para celular, bloquear e localizar o automóvel em caso de roubo, receber orientações de navegação e socorro em caso de acidente.
Mudanças visuais expressivas na dianteira e traseira, interior com maior valor agregado e a maior oferta de itens de segurança e conveniência também caracterizam o Novo Onix. O carro recebeu ainda um pacote significativo de evoluções mecânicas com foco na redução do consumo de combustível e conforto.
Batizado de sistema ECO, esse conjunto inclui uma nova geração de motores (1.0 e 1.4) e de transmissões, manual e automática – ambas de seis marchas a partir de então. Com isso, o veículo passa a ostentar nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro e o selo verde do Conpet. Já a adoção da direção elétrica e a nova calibração da suspensão deixam o veículo mais estável e agradável de dirigir.
O novo modelo será comercializado inicialmente nas versões LT e LTZ e terá cinco opções de cores: Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Vermelho Carmim e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas.
Líder – Lançado no fim de 2012 e atualmente o veículo mais vendido do Brasil, o Onix passa por sua primeira reestilização. “O Novo Onix está mais refinado, com superfícies bem trabalhadas, materiais mais nobres e elementos estéticos inéditos. Tudo isso mantendo a forte identidade e o amplo espaço interno que consagraram o modelo no mercado nacional”, observa Wagner Dias, diretor de Design da GM.
Toda a parte frontal é nova. O capô está ligeiramente mais longo e inclinado e traz vincos esculpidos que reforçam a esportividade e o dinamismo do conjunto. Os faróis cresceram ao adotar formato mais delgado, enquanto filetes de LED criam uma assinatura luminosa marcante.
A alteração de maior impacto, porém, está na grade, que ficou mais alongada e integrada, aumentando a percepção de horizontalidade do veículo. Apesar de agora delimitada pelos faróis, a peça continua bipartida, como é tradição em modelos Chevrolet.
As linhas do para-choque do Novo Onix são igualmente inéditas, com vincos acentuados que, além de deixar o carro com aspecto mais musculoso, trazem ganhos aerodinâmicos. O desenho da nova parte frontal foi desenvolvido em conjunto com a engenharia e levou em consideração também o menor impacto a pedestres em caso de acidente.
Mais completa, linha 2017 ganha direção elétrica, OnStar, MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de estacionamento, faróis com LED, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros
Na traseira, destacam-se as lanternas mais esportivas e o para-choque remodelado. A peça de proteção recebeu um aplique na parte inferior que envolve inclusive a área reservada para a placa do veículo. Na base esquerda da tampa do porta-malas fica o logotipo “ECO”, que identifica a tecnologia que foca eficiência energética.
Para a linha 2017 do hatch da Chevrolet foram criadas ainda rodas aro 15 com novo design, fundo escuro e superfície usinada, conferindo assim um efeito espelhado, algo pouco comum em carros desta categoria.
A lista de novidades é extensa também no habitáculo. Novo grafismo do quadro de instrumentos, sistema multimídia MyLink de segunda geração, painéis de portas mais ergonômicos, comandos do sistema de ventilação otimizados, bancos com espuma de nova densidade e com revestimentos inéditos, acabamento interno premium com detalhes do volante e console central em preto brilhante, tampa do porta-luvas com o logo Chevrolet, porta-óculos no console de teto, entre outros. Todas as mudanças visam reforçar a sofisticação e a hegemonia do Onix perante a concorrência.
OnStar de série em todas as versões – Para marcar a chegada do Novo Onix, itens adicionais de tecnologia, segurança, conveniência e conforto passam a ser disponibilizados.
Uma das principais novidades é a adoção da direção elétrica em todas as configurações – além de deixar o volante mais preciso e leve em manobras, não rouba potência do motor como ocorre na direção hidráulica.
O sensor de estacionamento traseiro e o multimídia MyLink de segunda geração entram para a lista de equipamentos, assim como o avançado sistema OnStar, exclusivo da marca Chevrolet.
“A oferta do sistema OnStar e do multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay para o Novo Onix colocam o produto novamente em um patamar superior de conectividade no segmento. Certamente isso é uma vantagem competitiva importante e deve manter o Onix no topo das vendas”, argumenta Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.
Estreia com a linha 2017 do Onix um novo serviço OnStar: o de diagnóstico. Por meio de um aplicativo, o usuário pode conferir alguns parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, algo realmente surpreendente em um automóvel nesta faixa de preço.
A ferramenta é bastante útil, já que a correta pressão dos pneus otimiza a dirigibilidade, o conforto, a segurança, o consumo de combustível e a vida útil da banda de rodagem.
Outras vantagens que o OnStar traz para o consumidor é a possibilidade de auxílio na recuperação veicular em caso de furto ou roubo. O veículo pode ser monitorado, e o motor, bloqueado remotamente pela Central de Atendimento, facilitando o trabalho da polícia -seguradoras costumam oferecer bons descontos para donos de carros equipados com esse tipo de tecnologia. Este recurso estará presente em 100% das versões do Novo Onix.
O OnStar permite que o usuário do Novo Onix receba orientações de navegação por setas e/ou instruções de voz pelo sistema multimídia original do veículo, como no Novo Cruze e na Nova S10. Sistema de telemática avançado, o OnStar oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade.
Pressionando um botão no retrovisor interno, o usuário é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, além de assistência mecânica, elétrica ou médica.
A tecnologia é capaz de detectar que o automóvel se envolveu em um acidente mais grave. Isso porque há sensores espalhados pela carroceria que identificam situações de anormalidade e podem alertar o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados fazem então a análise da ocorrência e, caso não consigam contato com algum dos ocupantes, solicitam automaticamente que uma equipe de resgate vá até o local.
VEJA OS PREÇOS:
LT 1.0 – R$ 44.890 (modelo 2016 custava R$ 43.390)
LT 1.0 com mylink – R$ 46.290
LT 1.4 – R$ 49.590 (modelo 2016 custava R$ 46.690)
LT 1.4 automático – R$ 54.790 (modelo 2016 custava R$ 53.890)
LTZ 1.4 – R$ 54.490 (modelo 2016 custava R$ 52.890)
LTZ 1.4 automático: R$ 59.790 (modelo 2016 custava R$ 58.390)
*antiga versão de entrada, LS, que custava R$ 39.190, saiu de linha