O Ministério do Trabalho e Emprego acaba de atualizar o Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à escravidão. O documento é conhecido como “lista suja”. São 654 empregadores em todo o país, sendo 59 na Bahia.
No estado, as atividades econômicas com empregadores inclusos na lista são trabalho doméstico, garimpo, construção civil, agropecuária, dentre outras.
A inclusão de pessoas físicas ou jurídicas no Cadastro de Empregadores ocorre somente após a conclusão do processo administrativo que julga o auto específico de trabalho análogo à escravidãoo, resultando em uma decisão administrativa irrecorrível de procedência.
Mais saúde
O mercado de planos de saúde na Bahia tem apresentado um crescimento consistente nos últimos meses. O setor fechou, o mês de fevereiro, com 1.687.675 de usuários em planos de assistência médica e outros 1.837.762 de usuários em planos exclusivamente odontológicos.
Nos planos médico-hospitalares, houve crescimento de 24.784 beneficiários em relação a fevereiro de 2023. No caso dos planos exclusivamente odontológicos, somaram-se 135.183 beneficiários em um ano.
Esse crescimento é reflexo, em grande parte, do aumento do emprego com carteira assinada no estado nos últimos meses.
Que continue assim
Vale do Iuiú
O governo federal autorizou, ontem, os estudos que viabilizará a parceria público-privada para execução das obras de infraestrutura de captação e distribuição de água para implantação do Projeto de Irrigação Vale do Iuiú.
O projeto engloba os municípios de Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras e Guanambi.
A área irrigável estimada é de 65 mil hectares. Estudos preliminares apontam grande potencial produtivo devido à qualidade do solo, do clima favorável e da captação de água do rio São Francisco, além de malha rodoviária para escoamento da produção.
A viabilidade agrícola é, sobretudo, para cultivo de grãos e para a fruticultura.
O mais novo projeto de irrigação da Codevasf na Bahia possui potencial de beneficiar uma população de cerca de 125 mil pessoas direta e indiretamente e de promover a geração de aproximadamente 185 mil empregos.
O governo calcula que o projeto vai mobilizar cerca de R$1,75 bilhão em investimentos privados.
Leia também: Banco do Nordeste amplia investimentos na avicultura