Já está em operação no segundo piso do Shopping da Bahia, a primeira unidade na Bahia da Loft – a maior rede de franquias em gadgets, eletrônicos e acessórios para smartphones do Brasil, em número de operações. São 42 unidades em oito estados brasileiros, distribuídas estrategicamente em shoppings e aeroportos. A primeira loja de Salvador é a 43ª da rede, de uma série de mais 38 novas unidades previstas para abertura ainda este ano pelo Brasil.
Criada em maio de 2013, em Florianópolis/SC, a Loft oferece o que há de melhor em inovação em tecnologia e design para atender a grande tendência da crescente presença de gedgets, eletrônicos e acessórios para smartphones na vida das pessoas. São 60 lançamentos de produtos por mês entre cases, cabos, headphones, earphones, carregadores, suportes, powerbanks, películas e aparelhos com tecnologia bluetooth entre outras novidades.
Segundo Marcos André Rodrigues, diretor da Loft, existem 198 milhões de smartphones no Brasil conforme recente pesquisa divulgada pela FGV, enquanto o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em agosto do ano passado, mostrou que o país tem 206 milhões de habitantes. “A estimativa da FGV é de que esse número será batido pelo mercado de smartphones ainda neste ano, e que até 2019 o Brasil terá 236 milhões desses dispositivos. Então, para cada dispositivo há uma média estimada de ao menos a compra de cinco gedgets ou acessórios que o complementam. Isso mostra o tamanho deste mercado como forte tendência mundial”, afirma o empresário. E completa: “Na Bahia, é a primeira unidade com um mix tão completo e exclusivo de produtos para atender a esta forte demanda por tecnologia e design dos baianos”.
Crescimento
A Loft desde a sua criação há quatro anos obteve um crescimento médio anual ao redor de 30% no faturamento de suas operações, o que deve chegar a um total de 80 lojas ao final de 2017, consolidando-se como a maior em gadgets, eletrônicos e acessórios para smartphones do Brasil. E apesar de só ter quatro anos de mercado, a marca conquistou este ano a máxima premiação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que é o Selo de Excelência em Franchising (SEF), sendo reconhecida pela entidade como o maior destaque do ano na categoria Pleno.
Já em seu segundo ano de mercado, em 2015, foi eleita pelo ranking de franquias da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, como a segunda melhor do país em desempenho de rede, a quinta melhor no setor de Casa, Decoração e Presentes e a primeira em satisfação dos franqueados. As premiações contribuíram para um crescimento vigoroso de 96% sobre o faturamento da marca no ano anterior. Um recorde. Em 2016, o ano da pior recessão do país, a Loft seguiu avançando bem, com um crescimento de 31% em faturamento com relação a 2015.
A previsão da Loft para 2017 é de um incremento de 25% no faturamento das unidades já existentes e abertura de mais 37 novas lojas.