A Empreendimentos Pague Menos, única rede do varejo farmacêutico com presença em todos os estados e em 382 municípios brasileiros, divulga seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2022. Entre julho e setembro de 2022, a Pague Menos Standalone registrou lucro líquido de R$37,3 milhões, alta de 4,9% em relação ao desempenho nos mesmos meses de 2021.
O EBITDA ajustado de Pague Menos Standalone atingiu R$195 milhões no terceiro trimestre, avanço de 21,5% sobre igual trimestre de 2021. A margem EBITDA ajustada fechou o período em 8,6%, crescendo 0,7p.p. em relação aos meses entre julho e setembro do ano anterior.
“Após um período de pressão de margens, em um contexto de rompimento da inércia de abertura de lojas e descasamentos inflacionários, o 3T22 marca um ponto de inflexão na trajetória de rentabilidade, que volta a combinar tendência de crescimento de topline com incremento de margens”, afirma Luiz Novais, vice-presidente financeiro, de RI e M&A da Pague Menos.
Com 1.210 lojas, a Pague Menos apresentou crescimento de 11,6% nas vendas, para R$2,279 bilhões, sendo 6,8% de aumento em lojas maduras. No 3T22, os negócios envolvendo os testes de Covid-19 impactaram negativamente o resultado. Excluindo este item, o crescimento em Mesmas Lojas foi de 8,4%. Com os testes, o avanço foi de 7,2%. Considerando os resultados consolidados, com os dados da Extrafarma, rede adquirida em 1º de agosto de 2022, a receita bruta foi de R$2,653 bilhões, alta de 29,9%.
A venda média mensal por loja da Pague Menos Standalone cresceu 3,5%, para R$632 mil impactado pela inauguração de mais de 100 lojas no período. Excluindo as lojas novas, a venda média mensal por loja da Pague Menos teve alta de 6,6%, atingindo R$666 mil. Na bandeira Extrafarma, o crescimento foi de 17,1%. Segundo o executivo financeiro da companhia, o resultado é muito promissor, pois a maioria das alavancas de incremento de vendas previstas no plano de integração ainda não foram implementadas.
Vendas
Assim como observado no trimestre anterior, o desempenho de vendas no 3T22 variou consideravelmente entre regiões do país, em decorrência do surto de síndromes respiratórias relacionado ao inverno nas regiões mais frias. Considerando o portfólio de lojas maduras Pague Menos, a companhia registrou, no 3T22, crescimento das vendas ex-testes de covid de 6,8% de lojas localizadas nas regiões Norte e Nordeste, enquanto unidades instaladas nas regiões Sul e Sudeste tiveram expansão de 15,8% nas vendas.
Segundo Novais, o crescimento em ambas as bandeiras foi resultado da saudável combinação de aumento na base de lojas e de ticket médio. O volume de atendimentos na Pague Menos, por exemplo, teve alta de 7,4%, para R$ 29,4 milhões. Ao final de setembro de 2022, a companhia registrava 18,5 milhões de clientes ativos, expansão de 24,2% sobre o 3T21. Já o ticket médio aumentou 3,9%, passando para R$77,49. Na Extrafarma, o ticket médio foi 8,7%.