A RetrôMania – marca de camisas históricas de futebol, rugby e basquete, fundada pelo argentino Aldo Viale e o brasileiro André Rocha – iniciou neste ano sua expansão por franquias e, agora, busca investidores na região Nordeste do país. O interesse pelo mercado nordestino não é à toa. A empresa, que faz vendas online, já produz camisas históricas licenciadas para vários clubes da região, como Vitória, Fortaleza, América-RN, Santa Cruz, Náutico, ASA de Arapiraca, CSA e CRB. “As vendas realizadas pela RetrôMania no Nordeste já representam 20% do nosso faturamento. Isso mesmo não tendo nenhuma loja física na região. O investidor que apostar na nossa marca tem o potencial de triplicar esse número”, comenta Viale.
Mesmo trabalhando com produtos históricos, a empresa se mantém em constante negociação com diferentes clubes no país, dessa forma, pode oferecer ao seu público, artigos esportivos realmente diferenciados e com alto valor emocional agregado. “Para melhor atender os torcedores mais assíduos por novidades, é comum fecharmos parcerias com jogadores célebres. Assim, desenvolvemos camisas comemorativas sobre conquistas, muitas vezes, memoráveis tanto para o jogador quanto para a torcida – o que dá um retorno bem positivo para a marca”, explicam os fundadores.
A diversidade de produtos e o valor emocional faz com que cerca de 50% das vendas sejam para presente. Muito disso é devido ao fato que, ao contrário das camisas oficiais dos clubes, que ficam obsoletas com a troca de patrocinadores e jogadores, as retrôs nunca saem de moda, são atemporais e capazes de carregar um valor histórico e simbólico como nenhuma outra. Além disso, o formato quiosque também possui uma excelente vantagem competitiva, visto que pode ser instalado nos corredores dos shoppings, o que irá deixar as camisas bem visíveis, favorecendo a compra por impulso.
Ao aliar essa inteligência de negócio com o promissor mercado nordestino, a marca não pretende demorar para abrir sua primeira unidade na região. “Nossa expectativa é atrair um franqueado que, assim como nós, seja apaixonado por esporte e tenha sede de empreender. Conhecemos as preferências do Nordeste e fazemos questão de entregar ao nosso futuro parceiro todo o conhecimento que construímos ao longo de nossa trajetória”, finaliza Viale.
Franquia
A empresa, fundada em 2012, na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, percorreu um longo e interessante caminho antes de chegar ao franchising. No início, o processo produtivo era terceirizado e a comercialização das camisas retrô era realizada apenas pelo e-commerce. Depois, os produtos chegaram às redes multimarcas. Já em 2014, os sócios optaram por investir na criação de uma fábrica, para internalizar a produção. “Com a fabricação própria, ganhamos escala, qualidade e o controle sobre os prazos. No mundo dos esportes isso é vital. Vende mais o clube que está melhor posicionado nos campeonatos”, destaca Rocha. A partir daí, a empresa criou processos produtivos e logísticos com sistemas de pronta entrega capazes de disponibilizar seus produtos nas capitais e regiões metropolitanas em até 72 horas.
Com a expertise adquirida com a criação da fábrica, o e-commerce, as vendas no varejo multimarcas e duas lojas próprias, a empresa decidiu investir no franchising. “Adquirimos uma maturidade muito importante em todo o caminho percorrido. Agora nos sentimos prontos para oferecer aos franqueados um negócio bem estruturado, com alta qualidade, mercado em expansão e uma inteligência de gestão, baseada no nosso próprio know how”, garante Viale.