Os portos públicos baianos fecharam o primeiro bimestre de 2017 superando em 5,2% a quantidade de carga movimentada em relação ao mesmo período do ano passado. Até fevereiro, a Codeba contabilizou mais de 1,7 milhão de toneladas, refletindo o momento positivo da atividade portuária da Bahia.
O Porto de Salvador contribuiu para o bom resultado com incremento de 13,2% em movimentações, enquanto que o Porto de Aratu-Candeias veio a somar com elevação de 2,8%, ambos os índices no comparativo com os dois primeiros meses de 2016.
No balanço bimestral, os graneis sólidos revelaram os mais expressivos índices, com elevação de 53%. Nessa categoria vale destacar a importação de trigo, no Porto de Salvador, e de fertilizantes, no Porto de Aratu-Candeias. Somam-se a essas as cargas conteinerizadas, petroquímicas e de minérios.
Já o Porto de Ilhéus registrou 33 mil toneladas, sendo que os principais produtos foram o cacau em amêndoa, magnesita e óxido de magnésio, além da chegada de 10 navios de cruzeiros, levando à cidade mais de 36 mil visitantes nestes dois primeiros meses do ano.