BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Negócios Negócios Locais

Mulheres baianas brilham em empreendedorismo sustentável

Projeto Empreendedoras Braskem capacita 49 mulheres em Camaçari

REDAÇÃO por REDAÇÃO
03/12/2024
em Negócios Locais
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
Braskem

O projeto tem o objetivo de incentivar e qualificar mulheres para empreender e gerar renda em suas comunidades

Share on FacebookShare on Twitter

O  sentimento de orgulho e alegria tomou conta do auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Gonçalo Muniz, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, na tarde desta terça-feira (3/12). O local sediou o evento de certificação de 49 mulheres na segunda edição do Empreendedoras Braskem na Bahia. O projeto tem o objetivo de incentivar e qualificar mulheres para empreender e gerar renda em suas comunidades.

Uma das participantes do projeto, Amanda da Costa Nunes, 41 anos, comanda um negócio de fabricação de bolos junto com a irmã, Margarida da Costa Marques. As duas passaram a empreender por necessidade, após serem demitidas em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Para ela, o Empreendedoras Braskem ajudou a enxergar o potencial da empresa. “Aprendemos a calcular melhor o preço e a divulgar o negócio. Hoje a gente sabe quanto tempo gastamos na produção, quanto custa cada hora, melhorando a gestão da Cake Way”, ressalta.

Outra participante certificada pelo projeto em Camaçari é Jacijane Lago dos Santos, 47 anos. Ela possui uma confecção de produtos de cama, mesa e banho personalizado e sustentável, que utiliza tecidos que seriam descartados. Foi por meio das aulas, que Jacijane afirma ter aprendido a trabalhar sua empresa de forma sustentável, econômica e com uma gestão eficiente.

“O curso foi importantíssimo em toda a parte de gestão administrativa e financeira, em como precificar uma peça, por exemplo. Além disso, fortaleceu a veia sustentável do meu empreendimento, porque além de utilizar retalhos para fazer meus produtos, o que sobra de tecido eu doo para pessoas que fazem tapete, entre outros produtos”, destaca.

Reconhecimento

Antes da certificação das participantes do projeto, foram apresentados para uma comissão julgadora, os pitchs dos 10 negócios que mais se destacaram durante o curso. A banca de juradas selecionou os três melhores. A campeã desta edição do Empreendedora Braskem foi Ane Rodrigues Oliveira, que apresentou seu Muka Chips, produção de banana chips com desenvolvimento de práticas de sustentabilidade. Já o segundo lugar foi conquistado pelas irmãs Amanda Nunes e Margarida Marques e seu Cakes Way. Na terceira posição ficou Gilmária da Costa Ferreira e o Lollipop, sua confecção de roupas infantis. As três receberam uma premiação em dinheiro, como forma de reconhecer o esforço e estimular a continuidade dos projetos.

O júri foi composto pela consultora do Sebrae, Fernanda Becevelli; pela consultora e mentora de negócios, Jana Amorim; e pela jornalista Silvana Oliveira. Os critérios de avaliação dos pitchs foram qualidade da apresentação, inovação, criatividade e sustentabilidade dos negócios, escalabilidade, viabilidade e potencial de mercado dos produtos ou serviços.

“Esta segunda edição do Empreendedoras Braskem deixou ainda mais claro para nós que temos aqui na Bahia mulheres extremamente criativas e dispostas a trabalhar em busca de uma vida melhor. Tudo que elas precisam é ter acesso ao conhecimento e as ferramentas necessárias para que possam desenvolver seus negócios. Agora já são mais de 90 empreendedoras capacitadas”, destaca Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Ao longo dos quatro meses de projeto, cuja capacitação foi ministrada pela Junior Achievement Bahia, foram apresentados às participantes os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo Recursos Humanos, Finanças, Produção, Marketing e Vendas. Ao todo, foram 60 horas de aprendizagem em 20 encontros semanais. Durante as aulas práticas, as participantes tiveram a possibilidade de criar seus próprios produtos, elaborando relatórios, calculando lucro e passando por toda a experiência de ter um empreendimento real.

O Empreendedoras Braskem iniciou sua primeira edição na Bahia em maio deste ano e, no total, 91 mulheres foram capacitadas pela iniciativa nos municípios de Simões Filho e Camaçari.

Conheça os 10 negócios que mais se destacaram no Empreendedoras Braskem em Camaçari

Nome: Grasiela da França Santos Sousa
Empresa: Confeitaria da Lara
Tipo de negócio: produção de bolos e confeitaria

Nome: Lindinauva de Sousa e Silva
Empresa: Negra Lindy
Tipo de negócio: sex shop

Nome: Islanne Santos de Jesus
Empresa: Espetinho na Brasa
Tipo de negócio: segmento alimentício

Nome: Ane Rodrigues Oliveira
Empresa: Muka
Tipo de negócio: produção de banana chips com desenvolvimento de práticas de sustentabilidade

Nome: Flaviana de Araujo Peniche
Empresa: Desguarda Roupa
Tipo de negócio: brechó com foco em sustentabilidade e economia circular

Nome: Amanda Patrícia da Costa Nunes e Margarida Bertoldo da Costa Marques
Empresa: Cakes Way
Tipo de negócio: produção de bolos caseiros

Nome: Jacijane Lago dos Santos
Empresa: Casa e Charme
Tipo de negócio: corte e costura utilizando restos de tecido que seriam descartados

Nome: Maria Adriana do Nascimento Oliveira Omena 
Empresa: Crochê da Dri
Tipo de negócio: trabalha com crochê

Nome: Eunice Gonçalves das Chagas dos Santos
Empresa: Bordados Eunice
Tipo de negócio: costura e bordados

Nome: Gilmária da Costa Ferreira
Empresa: Lollipop
Tipo de negócio: confecção de roupas infantis


Leia também: Agroindústrias terão R$546,6 bilhões em investimentos até 2029

Tags: BahiaBraskemCamaçari
Artigo Anterior

Bahia avança nas vendas de veículos

Próximo Artigo

Almacen Pepe lança 4ª loja em Salvador

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Peça promocional do evento
Negócios

Networking e empreendedorismo no Hub Lighthouse com o Marcas Baianas

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES
Negócios

DASA COLOCA À VENDA REDE DE CLÍNICAS AMO E ATRAI INVESTIDORES

Embarcação Cassi
Negócios

Travessia Salvador-Itaparica em 12 minutos? Nova aposta da Cassi Turismo garante acesso mais rápido a destinos procurados do litoral.

Próximo Artigo
Fachada Almacen Pepe

Almacen Pepe lança 4ª loja em Salvador

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Bebida alcoólica e direção: celebre o São João sem “acidentes”!

Devialet traz Gold Phantom para o Brasil. O preço: R$ 26.990

Fazenda Franciosi

A história de sucesso da Fazenda Franciosi

Como unificar dois CNIS: descubra agora

Como unificar dois CNIS: descubra agora

Assaí inaugura a sua maior loja na Bahia

Confira o horário de funcionamento das lojas Assaí no São João

Moto g24 power

Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Bombas de gasolina

Governo aprova aumento da mistura de etanol na gasolina; medida vale a partir de agosto

Fachada de agência da Caixa

Caixa lança campanha “Tudo em Dia” com descontos de até 90% para quitação de dívidas

Plenário do Senado

Senado aprova cota de 30% para mulheres em conselhos de estatais

Fachada sede do Sebrae

Sebrae projeta R$ 12 bilhões em crédito para empreendedores em 2025

Planta indistrial

Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE

Ilustrção e-commerce

Renegociação de dívidas pelos bancos alcança volume histórico de 33 milhões de contratos em 5 anos

Bombas de gasolina

Governo aprova aumento da mistura de etanol na gasolina; medida vale a partir de agosto

Fachada de agência da Caixa

Caixa lança campanha “Tudo em Dia” com descontos de até 90% para quitação de dívidas

Plenário do Senado

Senado aprova cota de 30% para mulheres em conselhos de estatais

Fachada sede do Sebrae

Sebrae projeta R$ 12 bilhões em crédito para empreendedores em 2025

Planta indistrial

Indústria criou mais de 910 mil empregos em quatro anos, aponta IBGE

Ilustrção e-commerce

Renegociação de dívidas pelos bancos alcança volume histórico de 33 milhões de contratos em 5 anos

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.