BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

O Boticário apresenta novo modelo de loja em Salvador

REDAÇÃO por REDAÇÃO
02/05/2018
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 4 minutos
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Nesta quinta-feira (3/5), O Boticário apresenta um novo formato de loja que expressa sua grande aposta na evolução do varejo físico – a oferta de experiências para o consumidor. Inspirada em uma botica, como aquela que deu origem à marca há 40 anos, agora com códigos contemporâneos. A nova loja do Salvador Shopping (2º Piso), em Salvador  será a primeira do Nordeste. Na mesma data, serão inauguradas duas unidades em Curitiba, replicando o conceito da loja aberta no Rio de Janeiro, em dezembro de 2017. A ideia da marca é que seu principal canal de vendas também conte para o consumidor as histórias mais emblemáticas do Boticário e revele a alquimia por trás do desenvolvimento dos seus produtos.

“O Boticário tem a inovação no seu DNA. Somos especialistas em fazer as coisas de um jeito diferente, inovar em processos e produtos. Além de um ponto de vendas e de contato com o consumidor, queremos que nossas lojas revelem a alma do Boticário. Que elas expressem a essência característica da marca – a relação emocional com o consumidor e suas histórias. Para que cada um que passar por ela possa sair muito melhor do que quando entrou”, explica o vice-presidente de Franquias do Boticário, André Farber.

Por meio de conteúdo com interatividade aliado a uma estética visual criada para conduzir o visitante às histórias da marca, o novo modelo chega para ser uma experiência complementar ao que as mais de 3.750 lojas da rede oferecem hoje. “Quando contamos tudo que há por trás da criação dos nossos produtos, trazemos o significado que, muitas vezes, vão ao encontro da história de vida das pessoas. E é isso que traz a conexão verdadeira da marca com seus consumidores. Então, planejamos esse espaço para que mais pessoas tenham acesso às nossas histórias. É como se abríssemos um pouco da nossa fábrica, dos bastidores do dia a dia do nosso trabalho para todos que visitarem essa loja”, completa.

Segundo o executivo, Salvador foi escolhida para a inauguração da primeira unidade do Nordeste pela grande relevância da cidade para a marca. “Sabemos que o consumidor soteropolitano é muito exigente, mas também muito interessado em novidades e experiências relevantes. O Salvador Shopping é o lugar ideal para esse novo modelo, porque tem um fluxo grande de pessoas – tanto que já são clientes da marca quanto que serão atraídas pela novidade”.

Mais experiência

As diferenças começam já na fachada. A ânfora, ícone da marca e da perfumaria nacional, ganha destaque em um gradil criado exclusivamente para o novo projeto. No interior, fica evidente a possibilidade de experimentação de todo o portfólio da marca. A bancada de maquiagem é maior do que nas demais lojas, convidando as consumidoras a testarem tudo das linhas Make B. e Intense.

A exposição da perfumaria prioriza os ingredientes, as matérias-primas de alta qualidade e as técnicas exclusivas de produção de cada uma das fragrâncias. O consumidor poderá conhecer, por exemplo, o processo artesanal do enfleurage, exclusivo no mundo, usado para a extração do óleo essencial do lírio, principal ingrediente da linha Lily. Ou ainda, saber como é armazenado o álcool vínico que dá origem ao Malbec.

“Trazemos para essa loja algumas das tecnologias mais inovadoras do varejo. Mas elas só estão lá porque nos ajudam a contar histórias. É um espaço onde a tecnologia deve ser sentida, não apenas vista. O Boticário é uma marca feita por pessoas, para pessoas. Essa proximidade, esse contato direto que as lojas nos permitem, continua sendo a grande estrela do nosso atendimento e algo que nos diferencia no varejo”, completa Farber.

Por isso também, neste formato de loja, o caixa deixa de ter um local fixo e as consultoras passam a centralizar o contato com a consumidora durante toda a experiência de compra – finalizada em um terminal de vendas individual. Pelo equipamento, a consultora também tem acesso a todas as informações do Clube Viva O Boticário, como histórico de compra e preferências de cada cliente, tornando o atendimento ainda mais personalizado.

A mudança também libera mais espaço para áreas de experimentação. A bancada de caixa foi substituída por uma mesa de relacionamento, onde estão também as embalagens que finalizam as compras – e as caixas de presente tão icônicas do Boticário.

O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura be.bo, dos arquitetos cariocas Bel Lobo e Bob Neri.

Mais sustentável e mais democrática

O novo modelo de loja traz ainda importantes ganhos em termos de sustentabilidade. O mobiliário modular exige menos intervenções com obras civis, reduzindo consideravelmente a produção de resíduos. Seu projeto prevê menos uso de acrílico e a otimização das necessidades de aço, alumínio e chapas de MDF. Toda a madeira utilizada na loja tem certificação FSC e a iluminação é feita 100% em LED, projetada de forma a criar um ambiente mais aconchegante com mais economia. A redução do consumo energético pode chegar a 20%, em média.

Além disso, a nova loja será um laboratório para testes de materiais alternativos mais sustentáveis, como tintas e vidros criados a partir de material reciclado. “Já avançamos muito ao longo dos últimos anos. Mas a busca por uma operação mais sustentável é constante. As lojas são o nosso principal ponto de contato com o consumidor. Por isso, elas têm um papel fundamental nesse processo, não apenas para a marca, mas para a mobilização da sociedade como um todo.”

Parte do material de papel e plástico para visual merchandising também está sendo substituído por telas multimídia na unidade do Salvador Shopping. “Esse é um modelo muito mais sustentável, que gera menos resíduos e diminui muito o trabalho operacional na renovação das campanhas”, diz Farber. “Não tenho dúvidas de que o futuro do varejo passa por questões como a redução dos impactos e desperdício. Estamos estudando formas de ampliar essa alternativa para nossa rede.”

O espaço para recebimento de embalagens vazias continua em destaque na nova loja. O Programa Boti Recicla, criado em 2006, é hoje um dos maiores do país para logística reversa, com quase 4 mil pontos de coleta (todas as lojas das marcas do Grupo Boticário).

Os frascos dos produtos que já levaram a beleza e proporcionaram momentos mágicos aos nossos consumidores perpetuam sua missão de encantamento, ao alimentar o processo de reciclagem do vidro utilizado para confecção dos frascos de botica antiga e outros elementos decorativos da nova loja.

Com exclusividade para esse modelo de ponto de venda, a marca lança também uma ecobag especial, criada a partir de material reciclado, que prometer se transformar em objeto de desejo.

Tags: O BoticárioSalvador Shopping
Artigo Anterior

BNDES detalha aplicação de US$1 bilhão em energia eólica

Próximo Artigo

Supermercados registram crescimento nas vendas no trimestre

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Salvador lidera geração de empregos no Nordeste no primeiro semestre de 2025 e é 4º lugar no Brasil, aponta Caged
Economia

Salvador lidera geração de empregos no Nordeste no primeiro semestre de 2025 e é 4º lugar no Brasil, aponta Caged

gráfico desenhado em vidro com pessoas ao fundo
Economia

Confiança dos empresários baianos melhora ligeiramente em julho

Movimentação de conteiners
Economia

FIEB avalia impactos das tarifas dos EUA às exportações baianas

Próximo Artigo

Supermercados registram crescimento nas vendas no trimestre

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Fachada TJBA

Conflito agrário milionário no Oeste da Bahia vai a julgamento no TJBA

Responsáveis pelo programa

Microfinanças ganham reforço internacional para impulsionar renda na Bahia

Apresentação de projetos

CBPM, FIEB e IEL apresentam novos projetos da Galvani na Bahia; investimentos chegam a R$ 1,4 bilhão

Estande de vendas da Bracell Papéis

Superbahia 2025: Bracell Papéis celebra avanço da marca Supra e expansão do portfólio da marca Fofura

Freitas Varejo abre unidade no Salvador Shopping

Salvador ganha clínica oftalmológica com serviços a preços populares

Salvador ganha clínica oftalmológica com serviços a preços populares

Criança com óculos de realidade virtal

Chamada para apoio à realização de eventos de empreendedorismo e inovação recebe inscrições até 18/09

Card do evento

Inovação Corporativa 2025 propõe experiências imersivas com foco em resultados práticos

Estande da Super Bahia

RP Info marca presença na Super Bahia com foco em tecnologia e expansão regional

Trator em obra de pavimentação

Obras de melhoramento e recuperação são iniciadas na BA-526, em Salvador

Equipementos em academina

Expansão do mercado fitness na Bahia impulsiona empreendimentos locais

Salvador lidera geração de empregos no Nordeste no primeiro semestre de 2025 e é 4º lugar no Brasil, aponta Caged

Salvador lidera geração de empregos no Nordeste no primeiro semestre de 2025 e é 4º lugar no Brasil, aponta Caged

Criança com óculos de realidade virtal

Chamada para apoio à realização de eventos de empreendedorismo e inovação recebe inscrições até 18/09

Card do evento

Inovação Corporativa 2025 propõe experiências imersivas com foco em resultados práticos

Estande da Super Bahia

RP Info marca presença na Super Bahia com foco em tecnologia e expansão regional

Trator em obra de pavimentação

Obras de melhoramento e recuperação são iniciadas na BA-526, em Salvador

Equipementos em academina

Expansão do mercado fitness na Bahia impulsiona empreendimentos locais

Salvador lidera geração de empregos no Nordeste no primeiro semestre de 2025 e é 4º lugar no Brasil, aponta Caged

Salvador lidera geração de empregos no Nordeste no primeiro semestre de 2025 e é 4º lugar no Brasil, aponta Caged

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.