BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Atualidade

O que falta para os brasileiros incorporarem a cultura dos cupons de compra?

Enquanto nos EUA o uso dos cupons é comum, no Brasil ainda existe um receio de aproveitar a vantagem

REDAÇÃO por REDAÇÃO
26/06/2024
em Atualidade
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0
cupom desconto
Share on FacebookShare on Twitter

Um estudo realizado pela Nielsen mostrou que 27% dos norte-americanos assinam newsletters com dicas para economizar dinheiro e aproveitar descontos. No Brasil, a adesão aos cupons de ofertas ainda é baixa, principalmente porque essa atividade começou a ser realizada por meio dos sites de compra coletiva e trouxe algumas experiências negativas.

O cupom grátis também passou a ser parte da vida dos brasileiros com o acesso gratuito ao Wi-Fi em shoppings e outros ambientes públicos. Em troca da navegação, a pessoa fornecia alguns dados e concordava em receber em seu e-mail as principais ofertas e descontos.

O local conseguia ter uma ideia do movimento de público, e as pessoas podiam aproveitar os descontos. Ainda assim, existe certa desconfiança em utilizar o benefício, o que pode ter relação com os golpes virtuais.

Internet abre portas e incentiva o brasileiro

A cultura dos cupons já acontecia quando as compras online ainda eram raras ou nem existiam. No entanto, a ideia de imprimir um cupom e se deslocar até a loja parecia aos brasileiros trabalhosa demais.

Depois da pandemia, com a necessidade de comprar online, o uso dos cupons virtuais ganhou espaço, mas a adesão ainda continua baixa. No país, a ideia ainda é um pouco nebulosa e até mesmo complexa.

Onde estaria o problema

Segundo Madsen Lima, Head of Communications na Panna Cotta Voucher Group, que é a startup responsável pelo Cupom.com, essa baixa adesão dos brasileiros aos cupons de desconto está relacionada ao desconhecimento do processo.

Em uma entrevista ao site Consumidor Moderno, ela afirma que “acreditamos que a principal barreira para a adoção em massa seja a falta de informações sobre a simplicidade no processo de utilização desses cupons. Nossa estratégia de comunicação consiste em educar o consumidor brasileiro sobre os benefícios de pesquisar por cupons disponíveis antes de finalizar qualquer transação”.

Apesar disso, o receio não está apenas com o consumidor. Muitos empreendedores ainda não conseguem enxergar vantagens em oferecer os cupons, ao contrário, acreditam que isso desvaloriza sua marca.

Esse pensamento aconteceu devido aos sites de compra coletiva, onde muitas marcas se aventuraram e não conseguiram atender seus clientes tanto na questão da entrega quanto da qualidade.

O que as marcas precisam se atentar

Para as empresas, é essencial desvincular a ideia de cupom de desconto dos sites de compra coletiva e associar a algo positivo oferecido por sua marca. Esse tipo de ação não desvaloriza o produto, ao contrário, pode ser um chamariz para aquele cliente em dúvida que dá bastante peso para a questão do preço.

É importante selecionar as melhores datas para fazer essas ofertas, selecionar sites de cupons confiáveis e criar algo fácil de digitar. OFF30, por exemplo, significando 30% de desconto a ser aplicado na finalização da compra, é bastante simples de lembrar e digitar.

O site também precisa ser adaptado e ter em um local visível para o uso do cupom. O consumidor deve enxergar com facilidade qual era o valor integral de sua compra e quanto irá pagar após aplicar o desconto.

Ao que os consumidores devem prestar atenção

Para os consumidores, o foco é o mesmo de qualquer outra compra online. Primeiro, analisar se o site que acessou é verdadeiro e conhecido, com uma pesquisa rápida sobre a reputação da empresa.

Depois, consultar a validade dos cupons e verificar se podem ser usados em qualquer item à venda no site. Muitas vezes as lojas optam por limitar o uso dos cupons a determinados itens.

Também é preciso desconfiar de ofertas muito tentadoras, como determinados golpes que envolviam “pague apenas o frete”. Se após o clique na oferta o site parecer muito estranho, com link suspeito, o melhor é fechar o site e pesquisar se o desconto é real.


Leia também: Grau Técnico é reconhecido como uma das melhores franquias do Brasil

Tags: BrasilinternetNielsenstartup
Artigo Anterior

Grau Técnico é reconhecido como uma das melhores franquias do Brasil

Próximo Artigo

Dívida Pública fica em R$6,91 trilhões em maio

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Edifício sede da Caixa Econômica Federal
Atualidade

Concurso da Caixa para Engenheiros, Arquitetos e Médicos do Trabalho entra na fase final de inscrições

Membros da Abapa com o secretário secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins
Atualidade

Abapa acompanha entrega da Comenda Dois de Julho ao secretário de Meio Ambiente da Bahia

Governado Jerônimo Rodrigues
Atualidade

Fenagro 2025 reforça elo entre campo e cidade e marca avanço tecnológico no agro baiano

Próximo Artigo

Dívida Pública fica em R$6,91 trilhões em maio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Conceição Evaristo

Conceição Evaristo publica, pela primeira vez, sua dissertação de mestrado sobre literatura negra

Bahia Farm Show 2026

Aiba apresentará Bahia Farm Show 2026 durante a Fenagro em Salvador

Emicida

Emicida será Doutor Honoris Causa da UFRGS: universidade reconhece impacto histórico do artista na educação, cultura negra e formação crítica no Brasil

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Evento Abapa

Tecnologia aproxima Salvador do Oeste baiano na e-Agro 2025 com experiência imersiva da Abapa

Fábrica BYD

BYD atinge 10 mil veículos produzidos na fábrica de Camaçari — marco industrial é alcançado em apenas 45 dias

Edifício sede da Caixa Econômica Federal

Concurso da Caixa para Engenheiros, Arquitetos e Médicos do Trabalho entra na fase final de inscrições

Membros da Abapa com o secretário secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins

Abapa acompanha entrega da Comenda Dois de Julho ao secretário de Meio Ambiente da Bahia

Governado Jerônimo Rodrigues

Fenagro 2025 reforça elo entre campo e cidade e marca avanço tecnológico no agro baiano

CIMA_Mundo_Ecantado_da_Crianca

Parque Naturalizado do Centro de Interpretação da Mata Atlântica recebe mais de 5 mil visitantes no seu primeiro mês

Evento Abapa

Tecnologia aproxima Salvador do Oeste baiano na e-Agro 2025 com experiência imersiva da Abapa

Microfone de estúdio

Salvador recebe seminário “Vozes que Conectam” com debate sobre TV 3.0 e integridade da informação

Edifício sede da Caixa Econômica Federal

Concurso da Caixa para Engenheiros, Arquitetos e Médicos do Trabalho entra na fase final de inscrições

Membros da Abapa com o secretário secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins

Abapa acompanha entrega da Comenda Dois de Julho ao secretário de Meio Ambiente da Bahia

Governado Jerônimo Rodrigues

Fenagro 2025 reforça elo entre campo e cidade e marca avanço tecnológico no agro baiano

CIMA_Mundo_Ecantado_da_Crianca

Parque Naturalizado do Centro de Interpretação da Mata Atlântica recebe mais de 5 mil visitantes no seu primeiro mês

Evento Abapa

Tecnologia aproxima Salvador do Oeste baiano na e-Agro 2025 com experiência imersiva da Abapa

Microfone de estúdio

Salvador recebe seminário “Vozes que Conectam” com debate sobre TV 3.0 e integridade da informação

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.