Foi assinado nesta quinta -feira (25/7) o contrato de execução das obras de expansão do complexo industrial Senai Cimatec Park, localizado em Camaçari, na Bahia. O ato solene, que contou com a presença de empresários e representantes da indústria, marcou o início da construção do primeiro prédio do Science Park e do prédio da engenharia, que amplia a infraestrutura do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil. As duas obras representam um investimento de R$64 milhões, com previsão de conclusão em 2026.
O Science Park será um polo colaborativo para o desenvolvimento científico, conectado com os desafios das indústrias baianas e do Brasil. O prédio será o ponto de partida para duas frentes: apoiar o desenvolvimento de ciência e pesquisa com espaços reservados para universidades, institutos de tecnologia e centros de pesquisa parceiros da Bahia, do Brasil e do exterior.
A outra frente abrigará as startups conectadas com o sistema do Cimatec, e contará com investimento do edital Parque Tecnológico, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, reforçou a importância dessa ampliação para o Estado da Bahia.
“O início das obras do Science Park marca um momento histórico para a Bahia, impulsionando nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável. Este centro de excelência não apenas atrairá investimentos, mas também fortalecerá a colaboração entre universidades, indústrias e startups, fomentando um ecossistema vibrante de tecnologia e ciência”, enfatizou o presidente.
Ford amplia infraestrutura
O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, instalado desde 2022 no Cimatec Park, é um dos pilares do atual modelo de negócio da empresa. Ele é um dos nove centros de engenharia da Ford no mundo, exportando inteligência automotiva para a criação do futuro da mobilidade, incluindo veículos eletrificados, conectados e tecnologias autônomas.
No Brasil, a empresa conta com mais de 1.500 profissionais que dedicam 85% do tempo a projetos globais, sendo responsáveis pelo desenvolvimento de um terço de todas as funcionalidades e tecnologias presentes nos carros da marca no mundo. As instalações da Ford no Cimatec Park somam hoje 6 mil metros quadrados, distribuídos por seis prédios, onde funcionam escritórios, laboratórios de realidade virtual e uma área de “teardown” – que realiza a desmontagem e análise de componentes.
O novo prédio terá capacidade para abrigar até mil pessoas, incluindo escritórios, laboratórios de desenvolvimento, área de treinamento e auditório.
“Essa ampliação reforça o compromisso da Ford em continuar investindo nos talentos brasileiros e nos posiciona como um dos centros de desenvolvimento da Ford mais competentes no mundo. A parceria junto ao Senai Cimatec na Bahia é fundamental para esse crescimento, permitindo uma formação de alta qualificação em um ambiente de tecnologia e inovação”, diz Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
Leia também: Juros do cartão de crédito dão salto e atingem 429,5% ao ano em junho