O Grupo Odebrecht anuncia uma nova estratégia para as marcas de suas empresas. Recentemente, a Odebrecht S.A (holding) revisou o seu modelo empresarial e passou a ter um novo papel, o de arquiteta estratégica de seus Negócios, concentrando-se na definição de diretrizes e no compartilhamento de sinergias. As empresas do grupo, neste novo desenho, ganham mais autonomia na gestão de seus negócios. Algumas, inclusive, estão abertas à entrada de novos sócios e até mesmo a futura abertura de capital.
É neste novo modelo empresarial que está baseada a nova estratégia de marcas do Grupo Odebrecht. A holding não mudará sua marca, mas os negócios terão autonomia para rever suas estratégias de marca para melhor se adequar à realidade de seus mercados.
A decisão sobre mudança de marca ficará a cargo de cada um dos negócios, em linha com suas necessidades, identificando um fato relevante que justifique estrategicamente uma mudança. Ou seja, a estratégia de marca de cada uma das empresas será coerente com o momento que estejam vivendo.
“A marca-mãe, da holding Odebrecht, não será alterada. Uma mudança deste tipo seria vista como cosmética. O que precisamos mostrar e comprovar, em primeiro lugar, é que o Grupo Odebrecht mudou de atitude”, completa Marcelo Lyra, responsável por Comunicação e Sustentabilidade da Odebrecht S.A..
De acordo com a nova arquitetura de marca, com o tempo, o nome Odebrecht passará a ser de uso exclusivo da holding, representando melhor a diversidade de negócios e a autonomia das empresas do grupo.
A consultoria responsável pela estratégia geral de arquitetura das marcas do grupo é a Interbrand. As marcas com nomes independentes manterão um sistema de identificação visual sutil para garantir uma coerência mínima que agregue valor à marca da holding.