Em apenas um ano de existência a Olho de Jaguar, grife de móveis náuticos na Bahia, quer ir do Oiapoque ao Chuí e ganhar o mercado brasileiro de produtos artesanais, personalizados e de alta qualidade. Criada em 2021, para valorizar a produção feita à mão, a empresa desenvolve protótipos, lançados este ano, e conta com profissionais com larga experiência em criação e produção de peças.
Os produtos, como churrasqueiras, mesas, cadeiras, entre muitos outros, são produzidos por artesãos 40+ em um processo de inclusão tanto social quanto geográfica, nas comunidades do Arraial do Retiro e Boa Vista do Lobato. Seu centro de pesquisas está sediado no bairro de Piatã, próximo à lagoa remanescente de Pituaçu, onde são realizados testes de flutuação.

De acordo com a idealizadora da grife, Milce Silveira, a Bahia é um grande potencial para esse segmento. “Nosso foco é em móveis com inspiração ou aplicação náutica e a Bahia tem a maior costa do Brasil e inúmeras residências, hotéis, espaços corporativos e embarcações que podem ser beneficiados. O uso de materiais com uma maior resistência às intempéries viabiliza a produção de peças para este mercado”, conta ela.
Mas o que começou na Bahia já ganhou o mundo. Milce conta que mesmo com pouco tempo de atividade, a grife já é requisitada fora do país, sendo o mercado norte-americano o maior importador de seus produtos. “Já exportamos para os Estados Unidos e pretendemos exportar para a Europa e demais continentes, destacando a produção feita à mão na Bahia. Mas queremos também expandir em todo o Brasil. Se possível, contando com o apoio das secretarias de turismo e cultura. No São Paulo Boat Show 2022, evento que participamos, nossas peças foram um sucesso”, comemora.
Segundo ela, o consumidor da sua marca é aquele que tem um olhar diferenciado para a produção artesanal, que tem alta qualidade. As peças têm características atrativas tanto para embarcações, quanto para residências, hotéis e espaços corporativos diversos, e já faz parte dos lares baianos. “Todas as peças são únicas, feitas à mão por uma equipe cuidadosamente treinada. A utilidade junto ao conforto, e a mistura de materiais perfeitamente balanceados são a nossa constante busca no desenvolvimento de esculturas utilitárias. As peças recebem selo de autenticidade com numeração individual, para identificação e acompanhamento de sua vida útil”, explica.
Embora o mercado baiano esteja em ascensão, o estado de São Paulo ainda é mais forte no setor, como disse Milce. “Durante o São Paulo Boat Show 2022 foi possível ver a força deste mercado. Diversos estaleiros estão lá, além de importadoras de embarcações de diversas partes do mundo. Mas a Bahia está em larga ascensão e é um grande potencial nesse segmento”, destaca.
A Marca
O nome da marca Olho do Jaguar foi escolhido para despertar um olhar diferenciado para a produção feita à mão e resgatar elementos de origem indígena a partir do animal símbolo da biodiversidade do Brasil. “o nome Jaguaribe, do bairro em que estamos, traduzido da língua Tupi significa Rio das onças. Jaguareguava, outra localidade do Brasil, significa, em Guarani, o local onde a onça bebe água. Nossa marca surgiu daí, das nossas raízes”, conta ela, que já se refresca com essa água.
A arquiteta
Milce Silveira é arquiteta e diretora de criação da Olho do Jaguar. Tem mais de 40 anos de experiência na criação e produção de peças de mobiliário e arquitetura. Foi premiada pela técnica e sustentabilidade, quando, em 2021 decidiu se dedicar à criação de um estilo diferenciado na produção de peças exclusivas e capacitação de artesãos. Ela utiliza elementos lúdicos como sequência de cores e nomes diferenciados para soluções e materiais que facilitam o processo de conexões e produção das equipes de artesãos.
Contatos: milcesilveira@gmail.com ou pelo Cel.: 71 98803-6557 (WhatsApp)
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