A temporada de cruzeiros 2024/2025, na Bahia, está prestes a começar, e o primeiro a fazer sua entrada em Salvador é o MSC Seaview, na próxima segunda-feira. Com uma jornada que começou em 19 de outubro, lá do charmoso porto de Barcelona, na Espanha, esse navio vai dar uma volta pelo mundo, fazendo paradas em diversos destinos incríveis na Europa e no Brasil. Depois de Salvador, ele faz uma escala em Ilhéus, no dia 5/11, e no Rio de Janeiro no dia 7, finalizando sua travessia em Santos no dia 8.
Construído em 2018, o MSC Seaview é um verdadeiro gigante dos mares, com espaço para até 5,3 mil passageiros. Essa é a sua quinta temporada navegando por águas brasileiras, e ele vai ser o primeiro de nove navios que vão estar pelo litoral do Brasil nesta temporada.
As belezas do Brasil vão ser exploradas por embarcações da MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros, que partirão de portos como Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Itajaí. E a festa não para por aí. Após o MSC Seaview, ainda teremos a chegada do Costa Pacifica e do MSC Orchestra em novembro.
Em dezembro, a frota se enriquece com o MSC Grandiosa, o MSC Armonia, o Costa Diadema e o Costa Favolosa. E como se não bastasse, o recém-chegado MSC Splendida também vai aportar em nossas águas em dezembro.
E não esqueçam do MSC Poesia, que começará a visitar nossos destinos de forma regular a partir de dezembro, saindo de Buenos Aires, na Argentina, e Montevideo, no Uruguai.
Balanço
A chegada desses cruzeiros tem impacto importante na economia da Bahia, trazendo turistas, empregos e movimentação nos negócios locais.
Na temporada passada, nas cidades de escala, cada cruzeirista gerou um impacto econômico médio de R$668,91. O setor injetou R 5,2 bilhões na economia brasileira e alcançou um novo recorde, tanto em número de viajantes, quanto em geração de empregos, segundo o Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil, produzido pela Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), lançado no sexto Fórum Clia Brasil 2024.
A temporada de 2023-2024 teve nove navios operando em 19 destinos pelo Brasil e na América do Sul, com 844.462 viajantes. No período anterior, 2022-2023, foram registrados 802.758 passageiros.
Leia também: Cota única e primeira parcela da TFF e ISS autônomo vencem no dia 31 de outubro