A Vale informou hoje que assinou com a Casa dos Ventos contrato de fornecimento de energia de longo prazo a ser produzida pelo parque eólico Folha Larga Sul, em Campo Formoso, na Bahia. Com potência instalada de 151,2 MW, o projeto com investimento de responsabilidade da Casa dos Ventos, possui energia contratada por 23 anos e terá o início da operação comercial prevista para o primeiro semestre de 2020.
O contrato entre a Vale e a Casa dos Ventos possui ainda uma opção de compra do ativo pela Vale no futuro.
Em nota, a empresa diz que “a parceria é mais um passo na estratégia da Vale de atingir 100% de autoprodução de energia elétrica no Brasil até 2030 utilizando energia de fontes renováveis”.
A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maior desenvolvedora de projetos eólicos no Brasil. Há oito anos no mercado, é responsável pelo maior número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Esses empreendimentos totalizam 5,5 GW de capacidade instalada e representam aproximadamente 30% de todos os parques eólicos em implantação ou operação no país.
Por meio de metodologia própria para identificar e avaliar recursos eólicos, a empresa conta com o maior portfólio do país, com projetos na Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba que totalizam 15,5 GW de capacidade instalada.