Depois de ter fábrica por quase cinco décadas e centro de distribuição por mais 6 anos em Pernambuco, a Philips Automotiva – com investimento de 1 milhão de euros – decidiu deslocar o seu novo centro de distribuição para a cidade de Varginha, no Sul de Minas Gerais, com o objetivo de reduzir o transit time das entregas de lâmpadas automotivas e ficar mais próximo de montadoras/setmakers e distribuidores.
“Iniciamos as operações em Varginha na primeira semana de janeiro último. Os resultados parciais do primeiro bimestre já indicam que conseguiremos reduzir o transit time, na média em 50%, sendo que para os principais mercados regionais, como a cidade de São Paulo e interior, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a redução no prazo de entrega já é de 8 para 2 dias e para Porto Alegre de 12 para 3 dias. Também reduzimos muito o número de redespachos”, explica João Paulo Borgonovi, diretor geral da Philips Automotiva para a América Latina.
Até dezembro de 2015, ainda com o centro de distribuição na Grande Recife, o percentual de atendimento aos clientes finais – na média – apontava 85%. Já no primeiro bimestre deste ano, já subiu para 90%. “Nosso objetivo é atingir 95% ainda em 2016, patamar considerado excepcional, se considerarmos os índices globais de atendimento a O&M e aftermarket”, argumenta Borgonovi, para quem o fato de auxiliar o cliente com baixo estoque e aumentar a frequência de contatos e de pedidos é salutar tanto para os clientes quanto para a Philips Automotiva.
No segundo semestre deste ano, o canal de distribuição da Philips Automotiva vai contar com sistema de rastreamento de carga.