O Porto de Salvador, administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), registrou em 2016 a maior movimentação de cargas em toda sua história, marcando um novo recorde de 4,5 milhões de toneladas, superando a sua melhor marca registrada em 2014 de 4,3 milhões. O recorde ocorreu também no número de contêineres movimentados, somando 300 mil TEUS (unidade equivalente a contêineres de 20 pés).
O presidente Codeba, Pedro Dantas, enfatizou que o Porto de Salvador fechou o exercício de 2016 com crescimento de 10% em relação ao ano anterior, “resultado bem acima das perspectivas inicias do mercado externo e interno em função da crise econômica”.
Entre os produtos que se destacaram estão os químicos e petroquímicos, a celulose, o trigo em grãos, os alimentos e os minérios, este último somando 150 mil toneladas, um excelente desempenho após um longo período sem circular no Porto de Salvador.
O volume das exportações no porto registrou incremento 10% e as importações apresentaram mais de 5,5% de crescimento, diferente dos períodos anteriores que tiveram retração dos investimentos no setor de bens de capitais.