A Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) e o Sebrae Bahia assinaram um protocolo de intenções, nesta sexta-feira (15), para o estímulo da economia criativa da cidade. O objetivo é usar a expertise dos consultores para desenvolver ações que impulsionem os negócios de produtores nos cenários nacional e internacional, e pensar estratégias que atraiam investidores para os diversos segmentos artísticos.
A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, recebeu os representantes do Sebrae na sede da Prefeitura, na Praça Municipal, e explicou que a parceria faz parte do Programa Salvador Criativa. Na prática, o esforço conjunto será para estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento dos pequenos negócios, gerando emprego e renda.
“Esse protocolo vai nos ajudar a levar os pequenos empreendedores da área da cultura, da economia criativa e das diversas linguagens artísticas para participarem de eventos nacionais e internacionais. O objetivo é que eles tenham acesso a investidores e possam mostrar seus produtos. A gente também quer fazer um grande evento para trazer esses investidores para Salvador”, afirmou Ana Paula.
O protocolo de intenções terá validade de 3 anos e não implica a transferência de recursos financeiros entre os partícipes. A vice-prefeita contou que a intenção é começar os debates de imediato e colocar as primeiras ações em prática ainda em 2025. Ela também frisou que a parceria vai alcançar diversas áreas da economia criativa.
“A proposta é oferecer capacitação, acesso à tecnologia e as ferramentas para que as pessoas que já têm talento e capacidade consigam fortalecer o seu negócio e a indústria criativa de Salvador. Se eu falar da música, da arte, do audiovisual, da fotografia e das diversas linguagens, eu estou falando de talento, mas também posso fazer com que isso gere renda, emprego e melhore a vida das pessoas”, disse.
A parceria com o Sebrae faz parte do eixo Ações de Mercado do Programa Salvador Criativa, uma iniciativa que estrutura ações já existentes e propõe novos caminhos para o desenvolvimento do setor, através de três eixos: Fomento à Cultura, Celebração e Ações de Mercado.
O diretor superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, explicou que essa foi a primeira parceria da instituição com um município baiano com foco exclusivamente na economia criativa, disse que a experiência pode se transformar em um projeto piloto para outras cidades e destacou o potencial de Salvador.
“É a oportunidade de fazer com que nossas ações estejam focadas dentro daquilo que representa a demanda do município, dos turistas e que tem a ver com a cultura desta terra. Esse trabalho vai representar a nossa presença com as informações que temos no Sebrae, e aquelas que podemos buscar com consultores e especialistas na Bahia e qualquer outra região do nosso país. É o início de uma atividade que será importante para Salvador e para o Sebrae Bahia”, afirmou.
(Secom PMS)