Um dos principais pilares para o desenvolvimento econômico de Salvador, hoje, é investir em capacitação na área de tecnologia e estimular o talento dos cidadãos que buscam novas oportunidades, apontou a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes, durante sua participação na 2ª Edição do Radar Bahia, realizado nesta quarta-feira (27), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Ela destacou o sucesso da plataforma Salvador Tech.
“A gente vive num cenário onde fica mais do que evidente que o setor da inovação e tecnologia é o presente e não podemos deixar de enxergar isso como um caminho para diversificarmos a matriz econômica da nossa cidade”, pontuou Mila ao falar sobre os planos que vem traçando para colocar Salvador no circuito dos grandes polos tecnológicos.
Segundo a secretária, Salvador também vem atraindo empresas, como a NuLab, hub de desenvolvimento da Nubank, e um dos fatores decisivos para essas novas instalações é a criatividade do baiano e a habilidade de se comunicar. “Por que não potencializar isso, formando, capacitando e trazendo oportunidades?”, disse Mila, referindo-se à possibilidade de chegada de novas startups.
O objetivo é formar um grande número de pessoas em tecnologia justamente para atrair grandes empresas e gerar mais empregos, tudo isso com os cursos ofertados dentro da plataforma Salvador Tech.
Outro ponto destacado pela secretária é o potencial náutico da cidade do Salvador, que possui mais de 50 km de litoral, porém ainda não é devidamente explorado com o objetivo de gerar renda para a cidade. “O percentual de arrecadação desse potencial é irrisório. Precisamos fazer acontecer agora com os programas que melhorem o nosso PIB e em breve iremos lançar também a capacitação na área náutica”.
Salvador Tech
Lançada em fevereiro deste ano, a plataforma Salvador Tech é um portal destinado ao mercado de tecnologia na cidade, com trilhas, cursos e vagas. A iniciativa faz parte da estratégia de desenvolvimento econômico, formação e gestão dos talentos, pilar essencial para viabilizar a transformação econômica do município. O projeto é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) em parceria com grandes grupos nacionais que trabalham de forma digital.
Desde o lançamento, a plataforma já teve mais de 10 mil acessos. “Até 2025 teremos mais de 700 mil vagas abertas na área de tecnologia e a previsão é de que 500 mil dessas não tem pessoas hoje para ocupar. A Salvador Tech vai possibilitar com formação básica, marketing digital, Google Cloud entre outros que possamos ocupar centenas dessas vagas”, afirmou Mila.
Ao final da palestra, a secretária fez um apelo aos empresários presentes no evento para que acreditem no potencial da cidade e se unam para juntos conseguirem “ir rumo ao desenvolvimento econômico, independente da área que seja”. “O que faz a mudança é a união entre as instituições privadas, o poder público e a sociedade civil organizada. Eu quero que meus filhos possam ficar em Salvador, sem querer sair daqui. Se não fizermos isso juntos, não adianta”, afirmou.
*A segunda edição do Radar Bahia conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), Bahiagás e Acelen e apoio institucional da Prefeitura de Salvador, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Daten Tecnologia, Let’s Go Bahia, Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE), Solutis, Grupo LemosPassos, Heineken, ACP Group, Kinvo, Z6 Náutica, Renova Soluções em Tecnologia, Shopping Bela Vista, Beetools, UniFTC, ITS Brasil, Business Bahia, Networking Bahia, Grupo Bons Negócios, Desenbahia, Abap-Ba, Home Design e Duplamente Pesquisa de Mercado.