A turma aumentou e agora são 22 profissionais que embarcam nesta segunda-feira para Shenzhen, na China. De lá, alguns seguem para outras cidades que possuem fábricas da BYD, a depender das atividades que cada um vai realizar posteriormente em Camaçari. Serão de 30 a 60 dias de intercâmbio para os profissionais conhecerem o funcionamento da cadeia de produção de automóveis eletrificados da BYD, líder mundial em vendas.
O grupo de 22 profissionais é formado por 19 baianos, um piauiense, um paulista e um mexicano. Todos foram contratados ao longo do ano para a unidade BYD Auto Camaçari (BA), onde está sendo construída a maior fábrica da BYD fora da Ásia. A equipe é formada por especialistas, engenheiros e líderes das áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento. Eles irão interagir com engenheiros e profissionais técnicos que cuidam dos projetos e da linha de produção, além de conhecer os processos e como os carros são produzidos na China.
“Muitos projetos já estão em desenvolvimento aqui em Camaçari, mas a parte prática é fundamental para fortalecer essa troca de conhecimento entre as equipes. Vamos construir aqui na Bahia o que há de mais moderno em tecnologia automotiva. Temos hoje colaboradores chineses aprendendo com a gente e agora chegou a vez dos brasileiros irem pra China conhecer a fundo como os projetos nascem e são desenvolvidos por lá”, afirma Alexandre Barbosa, diretor técnico da BYD Auto Camaçari.
Durante todo o processo de implantação da fábrica e ao longo do seu pleno funcionamento, outras turmas serão enviadas para o intercâmbio na China. O objetivo é estreitar ainda mais as relações entre os trabalhadores dos dois países, entender sobre a alta tecnologia envolvida na produção dos automóveis chineses eletrificados, mas também interagir sobre o jeito brasileiro de fazer carro.
Obras em ritmo acelerado
O complexo da BYD Auto Camaçari possui uma área total de quase 5 milhões de metros quadrados. Está em andamento a primeira fase das obras com a construção de quase 30 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas. Já são quase 500 trabalhadores no complexo.
O investimento previsto é de R$ 5,5 bilhões. A produção completa dos carros na Bahia deve começar em 2025 e terá capacidade instalada de 150 mil veículos por ano na primeira fase de implantação, podendo chegar a 300 mil veículos numa segunda etapa.
Leia também: Bahia tem desempenho sofrível em ranking de competitividade dos estados