A apresentação do Detran BahIA – uma solução de Inteligência Artificial que automatizou o processo de suspensão de direito de dirigir – foi um dos destaques do XIII Congresso de Administração Pública 2024 (Consad) encerrado, ontem, em Brasília.
Com a BahIA, os processos e notificações são gerados rapidamente. A Inteligência Artificial faz uma avaliação das defesas, sugerindo ou não o deferimento. E até as solicitações de defesa são feitas de forma virtual, com acompanhamento via SMS, WhatsApp e SEI Bahia.
Antes, tudo era feito manualmente. Com frequência, os prazos para instrução de processos eram perdidos. A notificação dos condutores também demorava e, para completar, o Detran ainda sofria com falta de pessoal para julgar defesas abertas pelos infratores.
A ferramenta foi apresentada pelo coordenador-geral de Tecnologia do Detran, Ricardo Fontoura. “Para o Detran Bahia, ter um artigo selecionado para estar aqui, em um universo de cerca de 800 submissões, é uma honra e uma enorme felicidade. Isso reforça a ideia de que estamos no caminho certo, de uma gestão pública eficiente e conectada com os indicadores de qualidade, mas sobretudo, comprometida com a nossa prioridade, que é atender as demandas do cidadão, destaca o coordenador.
Leia também: Museu do Chocolate: a aposta de Ilhéus para impulsionar o turismo