Terminou a etapa de inscrições de projetos para o Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). Lançado no dia 31/10, na cidade de Barreiras, o edital Nº 01/2024, é o primeiro edital que o Sicredi participa em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
O Sicredi e o Banco do Nordeste, disponibilizaram 2,3 milhões para o financiamento de projetos sociais. O fundo é promovido por meio das doações de pessoas físicas e/ou jurídica e dos produtores rurais no momento do custeio da safra. Agora, os 84 projetos inscritos entram nas fases de diligências e avaliação.
A quantidade de projetos inscritos e as cidades da área de abrangência da Cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia foram: Barreiras (32), Luís Eduardo Magalhães
(15), Formosa do Rio Preto (7), São Desidério (6) e Santa Rita de Cássia (3).
Além de participar do processo de captação de fundos no setor produtivo, a Cooperativa tem cadeira no Conselho Deliberativo, participando diretamente da avaliação e escolha dos projetos que serão contemplados.
Através da parceria com a Aiba o Sicredi viu a oportunidade de contribuir com todas as associações que estão de acordo com os regulamentos do programa de uma maneira mais eficiente e efetiva.
“A cada safra o produtor rural do Oeste da Bahia, melhora sua técnica de produção, com isso, aumenta o resultado de sua produtividade. Os bons resultados são refletidos da porteira para fora das fazendas, sobretudo quando o assunto é solidariedade” destaca o presidente da Cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Ramos Regis.
Finalizado o período de inscrição, os projetos serão avaliados com base em critérios técnicos e na sua relevância para o desenvolvimento da comunidade, e posteriormente iniciamos a comunicação e divulgação dos projetos que serão apoiados.