Uma iniciativa desenvolvida por quatro engenheiros da Braskem no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, foi a vencedora do Prêmio Destaque 2025, do Grupo Novonor, na categoria “Jovens Integrantes”. Com o projeto “Aumento da Produção Específica das Caldeiras da UTE Q1-BA”, os profissionais conseguiram um ganho financeiro estimado em R$ 32,4 milhões na economia de combustível, além de evitar a emissão de 30 mil toneladas de CO₂ e reduzir em 46% as perdas de água associadas ao processo. Os vencedores da premiação foram divulgados durante a Reunião Anual da Novonor, realizada na quarta-feira (17).
O projeto teve como objetivo aumentar a produção específica das caldeiras da UTE Q1, no Polo Industrial de Camaçari, que são responsáveis pela geração de vapor para processos essenciais e geração de energia. Para isso, os engenheiros Kamilla Carvalho, Cristiano Tourino, Elisson Riller e Amanda Moraes Rosa implementaram um estudo estruturado com Lean Six Sigma – metodologia para eliminar desperdícios, agilizar processos, reduzir falhas e variabilidade com base em uma análise multivariável e ajustes operacionais. Desta forma, conseguiram otimizar a operação, reduzindo o consumo de combustíveis e emissões sem a necessidade de paradas.
O engenheiro de Processo da Braskem, Cristiano Tourino, celebra o sucesso do projeto e destaca que a iniciativa vai ao encontro das metas de descarbonização da petroquímica. “Melhoramos a confiabilidade operacional e fortalecemos a cultura de melhoria contínua com a certificação Green Belt e engajamento da equipe. Tudo isso sem necessidade de paradas, garantindo continuidade produtiva”, pontuou.
Kamilla Carvalho, engenheira de Produção, revela que a iniciativa já está sendo replicada em outras unidades da Braskem, ampliando os benefícios e promovendo práticas mais eficientes e responsáveis na indústria. “Isto contribui diretamente para a sustentabilidade, reduzindo emissões de gases de efeito estufa e economizando recursos naturais, como água e energia, ajudando a mitigar impactos ambientais e reforçando o compromisso da empresa com a transição para uma economia de baixo carbono”, ressalta.
O diretor Industrial da Braskem na Bahia, Carlos Alfano, parabenizou os engenheiros responsáveis pelo projeto e celebrou o reconhecimento da iniciativa, ressaltando a orientação dos integrantes da petroquímica para a inovação e melhoria contínua. “Ao reduzir custos variáveis e otimizar a geração de vapor, o projeto garante maior competitividade e confiabilidade no fornecimento de produtos, mantendo a operação estável e segura, ao mesmo tempo em que economiza recursos e diminui a emissão de CO₂. Uma iniciativa que é sinônimo de desenvolvimento sustentável”, conclui.
O Prêmio Destaque da Novonor reconhece os melhores projetos e inovações das empresas do grupo, premiando a produção de conhecimento e o impacto positivo das iniciativas em áreas como Engenharia, Construção e Mercado Imobiliário. Outro projeto da Braskem vencedor no certame deste ano foi o de Geomembranas: alternativa inovadora ao concreto em impermeabilização de bacias de contenção de tanques, desenvolvido por integrantes do Rio de Janeiro, e premiado na categoria Inovação.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada ao ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Porque o futuro mais sustentável começa agora – e a indústria tem um papel fundamental nesta construção. Com unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes, em mais de 71 países, e atua em um modelo de gestão que demonstra compromisso com a ética, de modo a respeitar as normas de conformidade em todos os países e garantir o respeito à competitividade responsável.
Leia mais:
Banco do Nordeste lança edital de R$ 30 milhões para projetos de gestão de resíduos sólidos.






















