BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Brasileira

Projeto do Sebrae quer fortalecer turismo nas praias do Rio

REDAÇÃO por REDAÇÃO
02/08/2017
em Economia Brasileira
Tempo de Leitura: 3 minutos
A A
0

Projeto do Sebrae é focado na qualificação do empreendedor de praia (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Share on FacebookShare on Twitter

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) quer ampliar a competitividade dos pequenos negócios da cadeia produtiva do turismo que atuam na orla carioca, tornando a atividade mais atrativa e com maior valor agregado para os produtos e serviços destinados aos turistas e moradores.

O projeto Fortalecimento do Turismo nas Praias da Zona Sul foi apresentado ontem (1º) e a expectativa é que até o encerramento do projeto, em dezembro de 2018, o faturamento dos negócios das praias possa crescer 9%.

A iniciativa foi elaborada com base em um mapeamento feito entre agosto e outubro do ano passado em 15 praias da capital fluminense com 1.238 entrevistados, dos quais 50% são barraqueiros e 50% vendedores ambulantes. A pesquisa atualizou perfil inicial dos empreendedores e empreendimentos de praia, efetuado em 2012.

A sondagem identificou que os entrevistados têm faixa etária de 37 a 46 anos (33,7 %), 80,6% são homens, 50,6% têm ensino fundamental completo e, embora 99,2% dos negócios não tenham Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e 25,5% não tenham Taxa de Uso de Área Pública (TUAP), 44% dos empreendedores demonstram interesse em formalizar seu negócio.

O analista do Sebrae-RJ Bruno Fernandes disse que o projeto objetiva elevar o nível de formalização desses empreendimentos. “A pesquisa mostra um nível de informalidade muito grande. A ideia é que a gente, com as ferramentas que o Sebrae-RJ oferece, que basicamente são as informações e o direcionamento para a formalização, a gente consiga fazer a diferença também nesse aspecto”.

A sondagem revela também que os proprietários de barracas e ambulantes trabalham nesse mercado entre 6 e 15 anos (43,8 %) , há mais de 25 anos (8,6 %) e com tempo superior a 35 anos (3,7 %) . Na alta estação, os entrevistados informaram que a média de atendimento oscila entre 100 e 125 clientes por dia, com média de R$ 81 gastos por cliente. O faturamento médio mensal das vendas na alta temporada foi apontado por 29,2% dos consultados entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. De acordo com o Sebrae-RJ, as praias da Barra da Tijuca, Ipanema e Copacabana concentraram 54% das respostas.

Proposta

Fernandes disse que, a partir do resultado da pesquisa, a entidade propôs uma série de soluções dentro do projeto lançado nessa segunda-feira, focado na qualificação do empreendedor de praia e estabelecendo uma ligação com outros empreendimentos situados no entorno da orla.

“A ideia é que a gente capacite, qualifique esses empreendedores e faça uma interlocução deles com hotéis, pousadas, restaurantes e agências de turismo. Que a gente consiga integrar toda a cadeia produtiva do turismo que está na orla e no entorno e, automaticamente, aprimore a experiência turística, qualifique a imagem do Rio de Janeiro como destino de sol e praia”, disse Fernandes.

As ações propostas para fortalecer a cadeia produtiva do turismo e a economia da praia envolvem políticas públicas, capacitação empresarial, associativismo, acesso a mercado, promoção da praia, sustentabilidade, incluindo a acessibilidade. Nos dias 21 e 22, o Sebrae-RJ promoverá encontro dos empreendedores da praia com representantes do “trade turístico” (conjunto de equipamentos da super-estrutura do produto turístico) do Rio de Janeiro, para traçar um plano de ação de desenvolvimento dessas ações.

Fernandes informou que algumas ações de capacitação, como a apresentação do conceito de Destinos Turísticos Inteligentes, serão feitas em setembro e outubro deste ano, antes do início da alta temporada turística.

O projeto vem sendo trabalhado desde abril, a partir de reuniões com a prefeitura, órgãos e entidades do setor de turismo, entre as quais a Associação Brasileira das Agências de Viagem do Rio de Janeiro (Abav/RJ), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e a Associação do Comércio Legalizado de Praia (Ascolpra).

Expectativa

O presidente da Ascolpra, Paulo Juarez, o Paulinho, disse que a perspectiva é otimista em relação ao projeto do Sebrae-RJ. “Toda iniciativa acaba sempre tendo resultado. É o que a gente espera”, disse. “Em função da crise no estado do Rio de Janeiro e da violência, a gente está vendo o turista indo embora, não vê turista voltando, e é preciso tomar providência”.

Paulinho acredita que as ações que serão empreendidas vão contribuir para aumentar os negócios da economia da praia. Ele citou uma experiência feita há cinco anos de capacitação de um grupo de barraqueiros, cujo faturamento se multiplicou. Ele aposta que o novo projeto apresentado nessa segunda-feira terá efeito também benéfico para os negócios da praia. (Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil)

Tags: AbavBarra da TijucaIpanemaSebrae
Artigo Anterior

Ao vivo: Câmara vota parecer de denúncia contra Temer

Próximo Artigo

Protesto contra aumento de impostos continua na Bahia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Homem contando cédulas de real
Economia

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil
Economia

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil

Pessoas caminhado
Economia

Desemprego no trimestre cai para menor taxa da série histórica

Próximo Artigo

Protesto contra aumento de impostos continua na Bahia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Guilherme Bellintani e parceiros

Nova faculdade de negócios chega a Salvador com proposta inclusiva e inovadora

Peça do Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Salvador celebra o Novembro Capital Afro com Simpósio Internacional sobre Justiça Climática

Centro de Convenções de Salvador

Centro de Convenções recebe 2ª edição do Summit de Negócios Made in Bahia

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

Neoenergia Pernambuco lança edital para destinar R$ 30 milhões a projetos de eficiência energética no Estado

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

SBT e N Sports adquirem direitos e transmitirão a Copa do Mundo da FIFA 26™

Loja do Grupo Mateus

Grupo Mateus inaugura primeira loja em Salvador no Salvador Norte Shopping

Prédios Minha Casa Minha Vida

Salvador recebe 2º Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’ com parcelas a partir de R$ 399 no Shopping da Bahia

Novos veículos da policia

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Peça do The Latvien Talks

The Latvian Talks recebe Fabi Maimone e Carlinhos Brown em edição especial sobre liderança criativa

ônibus elétrico

Salvador é única cidade da América Latina entre as 11 do mundo que mais reduziram emissão de carbono, aponta relatório do C40

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Homem contando cédulas de real

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

Prédios Minha Casa Minha Vida

Salvador recebe 2º Feirão ‘Minha Casa Minha Vida’ com parcelas a partir de R$ 399 no Shopping da Bahia

Novos veículos da policia

Governo do Estado anuncia conjunto de medidas estratégicas para fortalecer a segurança pública na Bahia

Peça do The Latvien Talks

The Latvian Talks recebe Fabi Maimone e Carlinhos Brown em edição especial sobre liderança criativa

ônibus elétrico

Salvador é única cidade da América Latina entre as 11 do mundo que mais reduziram emissão de carbono, aponta relatório do C40

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Hospital Municipal de Salvador realiza triagens para cirurgias eletivas; confira especialidades e datas

Homem contando cédulas de real

Finep vai liberar R$ 1 bilhão em crédito para empresas

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.