A Tintas MC, maior rede de lojas de tintas da América do Sul, vai ampliar a presença da sua marca no Estado da Bahia. A empresa acaba de fechar uma fusão com a rede local D’Cores, uma revenda exclusiva da Sherwin Williams, presente no Estado com quatro unidades (Lauro de Freitas, Alagoinhas e duas em Salvador). A D’Cores está no mercado baiano há seis anos e vem fazendo frente aos grandes concorrentes locais. Com um faturamento anual de R$10 milhões, a proprietária da rede, Juliane Borges Duarte, quer, com a fusão, dobrar esse faturamento no primeiro ano.
As conversas iniciaram no segundo semestre de 2023, mas o martelo foi batido em outubro. Com esse acordo, a Tintas MC passará a ter nove unidades na Bahia. Quatro lojas da D’Cores, três unidades de franquias (Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória e Irecê), além das duas lojas que serão inauguradas nesta semana, em Lauro de Freitas e Camaçari, respectivamente, em parceria com a D’Cores.
Foram investidos no total R$5 milhões, montante que será usado na abertura das duas novas unidades e no processo de expansão da marca em parceria com a D’Cores. “Todo o investimento ficou no negócio, pois os sócios acreditam que o momento é estruturar nosso crescimento. Devemos aportar nestes próximos cinco anos mais de R$10 milhões”, ressalta o CEO da Tintas MC e do Grupo Aliar, Renato Sá.
O CEO ainda explica que o investimento vai além do valor da participação societária, que será de 50% para cada empresa e que o objetivo é expandir na Bahia e ter nos próximos cinco anos mais de 20 lojas na região. “A transação reforça a presença da franquia na Bahia e no Nordeste e ratifica nosso core business na região, além de nos dar um conhecimento maior do mercado local”, salienta Renato.
Nome das lojas
Sem data determinada para a finalização dessa transição, essas lojas receberão o nome de D’Cores + Tintas MC. “Foi a forma que encontramos para começar a sinalizar os nossos clientes dessa nova fase da loja”, explica Juliane. “Vamos revolucionar o mercado de tintas da Bahia”, garante a empresária.
Renato esclarece que não tem pressa em transformar a D’Cores em Tintas MC, a ideia é caminhar juntos com os nomes conectados por um tempo. “Entendemos que terá um momento ideal para alguma alteração, mas como a Tintas MC ama cores, adoramos o nome deles junto com o nosso”, diz o CEO.
Para a empresária, essa fusão dará muita força para o negócio, pois aumenta a participação no mercado e amplia as ofertas de produtos para os clientes, que encontrarão as melhores marcas em um único espaço.
Um mercado valioso
Após estudos, a Tintas MC levantou que a Bahia tem capacidade de consumir 50 milhões de litros de tintas por ano. Outra pesquisa animadora veio do projeto “Bahia de Oportunidades”, feito pelo Crea-BA. Segundo os estudos o Estado tem potencial de crescimento, e hoje, já é responsável por 5% do PIB da construção civil nacional, tendo a maior rentabilidade dentro do Nordeste.
Renato explica que a decisão entre comprar ou fazer uma fusão foi uma decisão bem estratégica e ir para um novo Estado sozinho não é um caminho tão simples, a empresa já fez isso em outras regiões e a tentativa de ir de mãos dadas com quem é do local, entende a região e vive intensamente tudo isso, encurta o caminho para o sucesso. Por isso, a Tintas MC pensou em fazer a fusão e não uma aquisição. “Mas o fator principal é ter encontrado uma sócia na Bahia que tem valores muito próximos dos nossos e detectamos uma energia e vontade de fazer algo grande que nos conectou”, ratifica o CEO.
Hoje, a Tintas MC tem 220 lojas, sendo 120 franquias e 100 próprias, e a empresa quer fechar 2024 com mais 60 unidades e acredita que parcerias como essa vão ajudar a rede a alcançar sua marca. O faturamento da marca ficou acima dos R$ 500 milhões, em 2023 e a expectativa é dobrar até o final de 2024.
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