A partir desta segunda-feira (1º), o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Bahia inicia atendimento por ordem de chegada para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A novidade é um projeto piloto que será implementado em seis postos e quatro pontos da Rede SAC.
Na capital, os postos Barra, Comércio e Pituaçu vão atender por ordem de chegada para a CIN apenas no período da tarde, com distribuição de senhas a partir das 11h, exceto no Barra, que começará às 12h. Pela manhã, o atendimento seguirá mediante agendamento pelo site ou aplicativo do SAC Digital. No interior, Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus atenderão apenas no turno da tarde com senhas entregues a partir de 11h, enquanto os Pontos SAC de Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estêvão receberão cidadãos por ordem de chegada durante todo o expediente, começando às 7h, exceto Pilão Arcado, que inicia às 8h.
A CIN substitui gradualmente o RG antigo e terá o CPF como número único de identificação, sendo obrigatória apenas a partir de março de 2032. A primeira via é gratuita, e o documento anterior continuará válido até fevereiro de 2032.
Além da identificação básica, a CIN possibilita incluir CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, certificado militar, tipo sanguíneo, deficiências e nome social. O documento digital estará disponível no aplicativo GOV.BR em até três dias, com QR Code para verificação de autenticidade. A validade varia de acordo com a idade: 5 anos para crianças de até 12 anos incompletos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos e validade indeterminada para maiores de 60 anos.
Informações adicionais estão disponíveis no site do SAC (www.sac.ba.gov.br
) ou pelos telefones (71) 4020-5353 e 0800 071 5353.