O último dia do Trakto Show, em Maceió, neste sábado, começou animado com a apresentação do ex-BBB Payong Lee, que mostrou para a extensa e numerosa platéia como é fácil acessar o subconsciente das pessoas. O evento, que ocorre no Centro de Convenções de Maceió, reuniu diversos e renomados palestrantes nacionais e internacionais do mercado de inovação, tecnologia e marketing, além de influencers e players do mercado brasileiro. Depois da imersão nesse universo de possibilidades e informações, a equipe do BadeValor deixa a capital alagoana com uma (quase) dúvida: o Trakto Show vai alçar vôo para a Bahia em 2023?
Esse spoiler o CEO da Trakto, Paulo Tenório, não deu, mas os rumores são de que no plano de expansão deste evento, que promete ser o maior do Brasil, está o desembarque em Salvador no próximo ano. “A idéia é de termos um evento igual em cada estado do Nordeste. Para isso contamos com nossos parceiros, como o Sebrae. Como não somos produtores de eventos, somos startup, precisamos de parcerias também nos estados, parceria com os empresários locais e nacionais para que esse plano dê certo. Não posso liberar ainda essa informação (de ir para a Bahia), mas levar esse evento para lá, onde existem tantos empreendedores está nos nossos planos, é o que queremos”, revela o CEO.
O evento
Os três dias de Trakto Show foram marcados pelo festival de empreendedorismo, inovação e tecnologia entre as cinco arenas, pelas quais passaram grandes nomes como o jornalista Caco Barcellos, o especialista em psicologia cognitiva, Tim Ash, a influencer Gabriela Prioli, o ex-BBB e influenciador Pyong Lee, a empreendedora social Ana Fontes, o especialista em inovação Walter Longo, o ex-jogador Cafu e mais de 100 palestrantes.
Ficaram ancorados diversos stands de startups, empresas locais e nacionais que demonstraram seus produtos e serviços, além da prefeitura, governo do estado que marcaram presença. A edição de 2022 também contou com o lançamento da Trakto Educação, plataforma destinada a instituições de ensino públicas e privadas, além do Trakto Design app para Android e iOS.
Além das palestras e trocas de experiências, o espaço contou com salão de beleza, barbearia e SPA, que ficaram à disposição dos participantes na Arena “Maceió é Massa”, fruto da parceria com a prefeitura local. Também teve massagem, jogos eletrônicos e outros atrativos. Na Arena Sebrae os participantes passaram pela experiência das mentorias sobre empreendedorismo e inovação para empresas em fase inicial, a fim de contribuir para seu crescimento e desenvolvimento sustentável.
Na área de marketing – largamente debatido durante o evento – as tendências apontam para três pilares: educação empreendedora, neuromarketing e Gamificação e ganho de escala na comunicação. Segundo o consultor baiano, Felipe Naumann, que se apresentou na Arena Secti, o empreendedor precisa seguir quatro passos para crescer com base no neuromarketing: provocar atenção, estimular sentimentos positivos, resgatar a memória afetiva dos clientes e reforçar os benefícios na relação com a marca.
“É preciso conhecer o cliente, saber de seus desejos e conhecer o seu produto para poder desenvolver uma boa estratégia de marketing. Hoje lidamos com a emoção, com os sentimentos, e é isso que precisamos entregar”, disse Naumann.
Trakto
Primeira plataforma de design com suporte humanizado da América Latina voltada para negócios. Com quase um milhão de usuários, a startup oferece aos empreendedores digitais apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books, posts para redes sociais, entre outros serviços. Numa rodada de negócios que participou em 2021, a Trakto captou cerca R$ 7 milhões com a Black Founders Fund, do Google, a E3 Negócios e a Mene & Portella Investidores.
Além disso, foi selecionada pelo Google for Startups para participar da edição 2022 do Black Founders Fund e também pela Endeavor para fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.1.
Caco Barcellos
Uma das atrações mais esperadas deste último dia, o jornalista Caco Barcellos subiu ao palco da Arena Trakto, que estava lotada, e contou um pouco da sua história na reportagem jornalística, relembrou casos que cobriu sobre o dia a dia de empregadas domésticas das favelas do Rio de Janeiro e questionou a função social do jornalismo brasileiro.
“Repórter não tem opinião. Nossa função é tirar da sombra histórias que muita gente não quer. Temos que encontrar o contraditório, estar cara a cara com a realidade. O jornalismo tem o compromisso de contar histórias que sejam relevantes para a sociedade, mas qual é a sociedade que vivemos?”, Questionou o jornalista que tem quase 40 anos de experiência na reportagem.
Para ele, o empreendedor e empresas precisam inserir nos seus projetos as questões sociais, o bem-estar coletivo, tanto no trabalho humano como com o meio ambiente.
- A jornalista Joana Lopo viajou a Maceió a convite dos organizadores do Trakto Show