O Shopping Bela Vista vai sediar, a partir desta quinta-feira (17) até o próximo sabado (19), a Feira de Franquia, que vai reunir marcas do Brasil inteiro e promover palestras sobre empreendedorismo com especialistas em franchising de todo o país. De acordo com a realização do evento, os visitantes terão acesso a mais de 100 franquias dos mais variados nichos, para todos os bolsos e gostos, com investimento inicial de R$10 mil à R$1 milhão para implantação.
O organizador da Feira, Arvid Auras, conta que a escolha pela capital baiana foi totalmente estratégica, tendo em vista o forte potencial econômico. “Salvador é uma das principais referências comerciais do Nordeste e do Brasil. Além do turismo, tem um cenário de indústria e comércio muito grande. Está repleta de estabelecimentos comerciais fantásticos entre shopping centers e centros comerciais, fora a força do comércio de rua. Para as franquias que buscam se estabelecer no Nordeste, a Bahia pode ser a porta de entrada com maior possibilidade de sucesso e a Feira da Franquia pode abrir esse caminho”.
Além de conhecer o funcionamento e passo a passo para adquirir uma franquia de serviços como alimentação, sorveteria, cosméticos, perfumaria, construção civil, odontologia, educação, dentre outros, a Feira ainda oferece “a oportunidade de o público fazer networking e falar de negócios diretamente com o diretor de expansão das franquias desejadas. Ou seja, é o momento perfeito para conversar e tirar dúvidas com as pessoas certas” reforça Auras.
Conheça algumas das marcas que estarão presentes no evento
Mercadão dos Óculos
Uma das 50 maiores franquias do Brasil, o Mercadão dos Óculos é uma rede com mais de 700 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019, 2021 e 2022, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Neste ano, a rede também recebeu o prêmio de Empresa do Ano – Segmento Franchising no 5º Prêmio Líderes Regionais e o Prêmio Acirp, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, na categoria Comércio da 64ª edição.
Tintas MC
Com 58 anos de tradição no mercado, a Tintas MC é hoje a maior rede de lojas de tintas no Brasil e uma das maiores varejistas do setor na América do Sul. Com mais de 190 lojas espalhadas pelo país, a rede atua nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal e gera mais de 570 empregos diretos e 5.900 empregos indiretos. O investimento inicial para implantar uma franquia vai de R$110 mil à R$420 mil e a expectativa de crescimento é de 30% comparado a 2021.
Grupo Salus
É uma holding focada nos segmentos de saúde, beleza e bem-estar, que figuram entre as franquias mais disputadas no país, já é o segundo ano consecutivo que o setor se destacou, resultado em uma elevação de 10,5% das vendas. Em mais de 27 anos, a 1ª marca a ser franqueada foi a Sorridents, de lá pra cá, os modelos de negócios foram aperfeiçoados e outras marcas começaram a integrar o Grupo, como a rede de clínicas oftalmológicas Olhar Certo, a Giolaser, que tem como sócia a atriz e empresária Giovanna Antonelli e é focada em tratamentos estéticos faciais e corporais, além da depilação a laser e a mais recente integrante da família, a AMO Vacinas, dedicada para levar a vacinação com segurança e de forma lúdica e humanizada para todos.
Ao todo, o Grupo conta com mais de 900 unidades, com um crescimento de 35%, a Sorridents tem mais de 530 unidades espalhadas em 21 Estados, a GiOlaser registrou um crescimento de 333% e mais de 350 unidades, que estão difundidas em 21 Estados, a Olhar Certo cresceu 282%, está presente em três estados e possui mais de 30 unidades, já a recém chegada AMO Vacinas, em poucos meses de operação, possui mais de 66 unidades, que estão localizadas em seis estados.
Patroni
Após quase 20 anos de sucesso, a Patroni Pizza, criada em São Paulo, formatou seu próprio modelo de franquia e, em 2003, abriu sua operação de franchising, atendendo a uma forte demanda do mercado. Atualmente conta com mais de 225 lojas espalhadas pelo Brasil, duas lojas nos Estados Unidos e planos de expandir para outros países como China e Portugal. O investimento mínimo é de R$200 mil com retorno em cerca 18 a 30 meses de operação e faturamento médio de R$135 mil.
Microlins
A Microlins, nascida em 1991 na cidade de Lins, no interior de São Paulo, transformou-se na maior empresa de cursos profissionalizantes do Brasil. Presidida pelo Grupo MoveEdu, a rede é hoje referência no ramo de educação profissionalizante e conta com mais de 400 unidades localizadas em todo o território nacional. O investimento é de R$72 mil com retorno de 14 a 24 meses.
Cacau Show
Maior empresa brasileira na produção de chocolates finos é também uma das maiores franqueadoras do país, sendo a maior rede de lojas especializada do segmento no mundo com mais de três mil lojas espalhadas pelos 27 estados brasileiros. O investimento mínimo para abrir uma franquia é de pouco mais de R$64 mil e com retorno de 12 a 24 meses.
Para conferir o evento e assistir as palestras, os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma virtual Sympla e o acesso para os três dias custa R$40. Também está disponível meia entrada para estudantes, idosos (60 anos ou mais) e professores, mediante apresentação de documento de comprovação.
Brechó Peça Rara
A participação na Feira da Franquia visa expandir a marca para a Bahia, já que Salvador é a capital referência em negócios do Nordeste. Além de buscar investidores para a capital baiana, o Peça Rara também espera que seja apresentado a representantes de outras cidades no estado com grande potencial para novas operações, como por exemplo Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, entre outras.
Proprietários de franquias Peça Rara Brechó contam com faturamento bruto médio mensal de R$ 190 mil e lucratividade projetada entre 10% e 17%. O ponto de equilíbrio da sua operação é de 3.145 peças, com um ticket médio de R$ 45, de forma que a unidade deve gerar lucros entre R$ 10 mil e R$ 18 mil mensalmente.
Para começar o próprio negócio, o investimento inicial da rede é bastante competitivo. São necessários a partir de R$ 400 mil para a abertura de uma unidade, com 300 metros quadrados. Este valor inclui taxa de franquia e outros itens. O retorno deste investimento é estimado entre 20 e 24 meses de operação.
Serviço
O que: Feira da Franquia
Onde: Piso G1 do Shopping Bela Vista, acesso ao lado do SAC
Quando: 17 a 19/11, das 14h às 20h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/feira-da-franquia—nordeste—salvador-2022__1703369
Site: www.feiradafranquia.com.br
Confira aqui diversos conteúdos exclusivos!