A São Braz, uma das maiores indústrias de alimentos do Nordeste, inaugurou, na última sexta-feira (28), uma nova fábrica em Conceição do Jacuípe, na Bahia. O investimento marca a primeira unidade da empresa fora da Paraíba e tem potencial para gerar cerca de 1,6 mil empregos diretos e indiretos. Além de ampliar sua capacidade produtiva, a empresa pretende fortalecer a cadeia de suprimentos na região, aproveitando a oferta local de matéria-prima, principalmente milho.
Expansão estratégica e inovação
Com uma área de 85 mil m² e localização estratégica às margens da BR-324, a nova fábrica contará com tecnologia de ponta do Grupo Suíço Bühler, referência mundial na produção de equipamentos para moinhos. Esse avanço garante maior eficiência e qualidade na produção de alimentos.
O CEO da empresa, Leonel Freire, destacou a importância da expansão: “Nossa chegada à Bahia simboliza não apenas a ampliação geográfica, mas também o compromisso em oferecer alimentos de alta qualidade e contribuir para o desenvolvimento econômico local”.
Atualmente, a unidade já produz flocão de milho, salgadinhos e temperos, mas há planos de ampliação para 2025, com um investimento adicional de R$ 80 milhões. Com essa expansão, a empresa também passará a fabricar batata chips e aveia em flocos, diversificando ainda mais seu portfólio.
Incentivos do governo e impacto na economia baiana
A instalação da São Braz na Bahia faz parte da estratégia do governo estadual para atrair investimentos e impulsionar a economia local. Durante a inauguração, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da parceria com a empresa:
“É uma alegria quando uma empresa manifesta interesse na Bahia. Significa que ela acredita na economia baiana. Eu quero, portanto, agradecer ao grupo São Braz, por estar investindo aqui. E seremos parceiros, aportando nos acessos via BR-324, para facilitar a chegada e saída de matéria-prima; em incentivos fiscais e no que for de nossa responsabilidade para o desenvolvimento da empresa na Bahia”, afirmou.
A São Braz foi beneficiada pelo Programa Desenvolve, que concede incentivos fiscais para a aquisição de máquinas e equipamentos, facilitando sua instalação no estado. Além disso, a infraestrutura da região também recebeu melhorias, incluindo a pavimentação asfáltica da via marginal da BR-324, com investimento de R$ 2,8 milhões.
Para Rosenvaldo Costa, diretor administrativo e financeiro da São Braz, o apoio do governo foi essencial para a decisão de expandir para a Bahia:
“Começamos em Campina Grande, há 74 anos, depois transferimos para João Pessoa e na Bahia nós encontramos a matéria-prima desejada, que é principalmente o milho, encontramos mercado consumidor da farinha de cuscuz, e o acolhimento do Estado que, com todo o apoio necessário, já nos permite até ter um plano de expansão dessa fábrica, nos tornando uma empresa, digamos assim, competitiva no mercado”.
Fundada em 1951, a São Braz se consolidou como uma das principais indústrias alimentícias do Nordeste, com um portfólio de mais de 200 produtos. Com essa nova unidade, a empresa reforça sua presença no mercado nordestino e contribui para o fortalecimento da economia baiana.