Com investimentos de R$300 milhões, o Sesc Bahia apresenta os projetos de construções e reformas 2024, que incluem a abertura de novas unidades, a requalificação e a modernização de espaços na capital e no interior. Entre os projetos previstos para este ano, destaca-se a requalificação e a ampliação do Centro de Lazer e Hospedagem – Sesc Piatã (foto), que deve começar no segundo semestre deste ano.
De acordo com Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Fecomércio, composto pelo Sesc e Senac, esse é o maior investimento já feito pelo Sesc Bahia. “Iniciar essa obra, com a mobilização de recursos e de esforços que ela requer, significa que entramos em uma era de modernidade jamais vista na instituição. A requalificação do Sesc Piatã vai dispor de tecnologias avançadas de sustentabilidade ambiental, como o reuso de água, geração da energia solar e captação da água da chuva”, declara.
O Sesc Piatã possui uma área construída de cerca de 10 mil m², e após a reforma, passará a ter mais de 26 mil m². Serão construídos 18 novos prédios, cinco edificações reformadas e sete edificações requalificadas, além de uma piscina com 800m², piscina infantil e uma piscina para hóspedes. O terreno também vai abrigar uma Policlínica, com 24 salas para realização de consultas clínicas, exames e outros atendimentos de saúde, e uma escola com 24 salas de aula.
Novo hotel
Outra novidade é o novo hotel com capacidade para 72 apartamentos, com mobiliários e acabamentos de alto padrão, piscina com borda infinita, bar e sanitários acessíveis. O prédio do hotel existente, com 60 apartamentos, passará por reforma visando melhorias quanto a acabamentos, infraestrutura, ampliação da cozinha e restaurante, criação de um lounge, além da revitalização das fachadas e substituição de esquadrias.
O projeto também contempla a criação de vagas de estacionamento, bicicletários, pista de cooper, um novo paisagismo com jardins, plantil de novas árvores e substituição das pavimentações de circulações externas. Será construído um prédio coberto para esportes, com quadra de basquete, salão de jogos, parede de escalada e piscina, além de um novo campo de futebol society com grama sintética e arquibancada coberta com capacidade para 159 lugares.
Para Fernandes, o investimento vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento de projetos sociocultural. “O Sesc transforma a realidade de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos, por meio de ações e a oferta de serviços de excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, promovendo bem-estar e qualidade de vida. Na oferta de escolas inclusivas com ensino de qualidade, exames e consultas odontológicas, atividades culturais, como exposições e shows, opções de lazer, como práticas esportivas e passeios turísticos, além de ações sustentáveis e de conscientização ambiental”, explica.
O empreendimento não tem data prevista para conclusão, considerando que as contratações acontecem por meio de licitações, mas o projeto está em andamento e “tem o objetivo de garantir o melhor serviço e atendimento para os mais de 350 mil clientes em todo o estado. É garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso aos serviços de qualidade que a instituição oferece”, ressalta o presidente.
Para isso, Kelsor Fernandes diz, ainda, que as obras e melhorias não se limitam à capital. Dentro do projeto está prevista a futura unidade do Sesc em Ilhéus, em trâmite de aprovação pelos órgãos públicos, além das unidades Sesc em Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus, que também serão requalificadas.
Sesc
Instituição de direito privado e sem fins lucrativos, que há 77 anos transforma milhares de vidas através das ações e projetos que realiza. A instituição beneficia crianças, jovens, adultos e idosos por meio de iniciativas que promovem bem-estar e qualidade de vida, ofertando serviços de excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.
Na Bahia, o Sesc dispõe de 23 unidades fixas, 11 na capital e 12 no interior, além de 3 unidades móveis de saúde e duas unidades móveis de biblioteca, possibilitando ao seu público oportunidades para o desenvolvimento pleno de seu potencial. São escolas, restaurantes, teatros, academias, hotéis, centros de lazer e convivência e diversos outros espaços que atendem os trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e o público em geral, de ponta a ponta do estado.
Leia também: Nubank lança programa de estágio