O terceiro maior grupo de medicina diagnóstica do país encontrou na corrida de rua uma forma de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores e acabou se transformando numa referência da modalidade. Com equipes em 66 das 78 cidades onde está presente, o Sabin já soma mais de 3.000 inscrições em torneios oficiais. Setembro é dedicado à conscientização e prevenção do suicídio, com muitas ações voltadas à saúde mental dos colaboradores nas empresas. O Clube de Corrida do Sabin é uma iniciativa de destaque num conjunto diversificado de programas de cuidado da equipe.
Além dos benefícios físicos, a corrida tem sido objeto de pesquisas científicas também por seus benefícios à saúde mental. Estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise indicou que uma simples caminhada de 30 minutos pode melhorar instantaneamente o humor de uma pessoa que esteja com um quadro de depressão. Outro artigo de 2018 publicado no Journal of Neurobiology of Learning and Memory indicou que a corrida tem efeitos positivos na concentração e na memória.
De acordo com o coordenador de esportes do Grupo Sabin, Luiz Carlos Pereira, 85% das 358 unidades do Grupo, espalhadas por 78 cidades, oferecem o programa de esportes, que inclui modalidades coletivas, como vôlei e futebol, e de luta, como muay thai. No total, cerca de 2 mil colaboradores participam das atividades físicas oferecidas pela empresa, o que representa quase um terço dos 7 mil profissionais. Na Bahia, a iniciativa está presente em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
A estratégia para engajar os colaboradores das regionais da empresa com as ações e se beneficiarem das práticas de incentivo à atividade esportiva do Sabin é destacar um funcionário para ser o líder local, que é aberto também para familiares. “Os membros do Clube são acompanhados pela equipe de esportes do Sabin. Para os atletas que se destacam, montamos grupos de elite, que recebem acompanhamento e treinamento mais intensivo antes das competições”, explica.
Criado em 2001, o Clube de Corrida Sabin contribui para a interação e descontração das equipes e melhora significativamente a qualidade de vida dos profissionais. “Há 40 anos, promovemos a saúde dos nossos colaboradores em todas as formas, aspectos do bem-estar físico, mental e emocional. A corrida é uma forma saudável de promovermos a integração dos colaboradores, fortalecendo o trabalho de equipe. Os participantes demonstram maior motivação e comprometimento com suas atividades diárias”, destaca a diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, Marly Vidal.
Saúde em Dia e Flowing
A saúde mental é um dos pilares do programa Saúde em Dia, criado em 2021, iniciativa premiada no Think Work Flash Innovations 2022. Além de trabalhar a saúde física, como controle do peso, saúde preventiva para maiores de 40 anos e acompanhamento pré-natal para as colaboradoras grávidas, o Sabin investe em estratégias que possibilitam, por exemplo, o diagnóstico precoce, tratamento e prevenção de condições que impactam a saúde emocional dos colaboradores. Para o programa, o Sabin estruturou uma clínica in company, na sede em Brasília, em parceria com a Amparo Saúde, empresa de Atenção Primária à Saúde do Grupo.
Fazem parte desta agenda workshops e palestras sobre técnicas de controle de ansiedade, inteligência emocional e prevenção de burnout, visando equipar os times com ferramentas práticas para gerenciar o estresse e promover o equilíbrio emocional. O Sabin acompanha as práticas de gestão de pessoas por meio de avaliações internas e pesquisas independentes, aplicadas por institutos nacionais e internacionais reconhecidos no mercado, como FIA/UOL, Great Place to Work, entre outros. “Isso nos ajuda a entender se, de fato, estamos atingindo as expectativas dos nossos colaboradores. Esses programas incluem cuidados com a saúde física, emocional, mental, social, espiritual e financeira”, afirma Marly Vidal.
Uma das ações mais recentes é a implementação do Flowing, um aplicativo que funciona como um assistente virtual de saúde, customizado às necessidades de cada usuário. A jornada do colaborador na utilização do aplicativo inicia-se com o preenchimento da “Roda da Vida”, que a partir das informações inseridas por ele próprio, avalia as áreas fundamentais para o equilíbrio pessoal (saúde física, autodesenvolvimento, relacionamento, saúde emocional e bem-estar), gerando um perfil em que o usuário tem a possibilidade de trabalhar as suas necessidades, a partir de uma série de conteúdos e sugestões individualizadas.