BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Setor de serviços da Bahia cresce 1,3% na passagem de julho para agosto

REDAÇÃO por REDAÇÃO
11/10/2019
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0

Três das 5 atividades de serviços caíram na Bahia, puxadas novamente pelos transportes (Foto: Licia Rubinstein/IBGE)

Share on FacebookShare on Twitter

O volume do setor de serviços na Bahia cresceu novamente em agosto (1,3%), na série com ajuste sazonal, após ter registrado alta de 2,5% na passagem de junho para julho. O resultado do estado ficou bem acima da média nacional (-0,2%) e foi o terceiro maior avanço dentre as unidades da Federação, ficando abaixo apenas dos desempenhos de Roraima (3,9%) e Espírito Santo (2,8%).

Já no confronto com agosto de 2018, o volume de serviços na Bahia recuou (-3,7%). Foi o terceiro resultado negativo consecutivo no estado, na comparação com o mesmo mês do ano passado (o setor já havia caído 6,9% em junho e 4,9% em julho) e um desempenho pior que a média nacional (-1,4%). Os dados são do IBGE.

Com os resultados de agosto, o setor de serviços na Bahia acelerou novamente seu ritmo de queda tanto no acumulado no ano de 2019 quanto em 12 meses, chegando a -1,5% e -1,9% respectivamente (em julho, esses índices haviam sido de -1,2% e -1,5%). Ambos os resultados seguem aquém da média nacional (0,5% no acumulado em 2019 e 0,6% nos 12 meses encerrados em agosto).

Transportes

A queda no volume do setor de serviços baiano em agosto frente ao mesmo mês de 2018 (-3,7%) foi resultado do desempenho negativo de três das cinco atividades investigadas no estado.

Assim como já havia ocorrido em junho e julho, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-8,2%) foram os que mais puxaram os serviços baianos para baixo em agosto. O segmento sofreu a terceira queda consecutiva e tem o maior peso na estrutura do setor de serviços no estado.

Os serviços de informação e comunicação (-2,4%) foram a segunda principal influência negativa. O segmento vem em quedas sucessivas na Bahia há mais de dois anos (desde junho de 2017).

Por outro lado, os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram a maior alta entre as atividades (3,2%) e foram os principais responsáveis por segurar a queda dos serviços baianos em agosto. O segmento também tem peso importante na estrutura do setor, reunindo diversas atividades direcionadas às empresas (ligadas às áreas jurídica, contábil, de segurança, assessorias e consultorias em diversos campos, entre outras).

O volume dos serviços prestados às famílias também cresceu na Bahia em agosto (2,1%), mostrando o quarto resultado positivo consecutivo.

Tags: BahiaIBGEsetor de serviços
Artigo Anterior

Canonização de Irmã Dulce vai impulsionar o turismo religioso

Próximo Artigo

Crescimento do setor de turismo na Bahia é destaque no país

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Associação Comercial da Bahia
Atualidade

Decisão sobre dividendos reforça segurança jurídica e beneficia empresas baianas, avalia ACB

Empreendedora negra
Economia Baiana

A nova gramática da economia preta: coletividade, reparação e regeneração redesenham valor e prosperidade no Brasil

Vista aérea de Feira de Santana
Atualidade

Feira de Santana registra 2,3 mil novas empresas e reforça liderança econômica no interior da Bahia

Próximo Artigo

Crescimento do setor de turismo na Bahia é destaque no país

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Plantação de bananas

Bahia se consolida como segundo maior produtor de banana do Brasil

App Planserv

Governo da Bahia sanciona novas regras de contribuição do Planserv

Plantação de soja

Sete municípios do Oeste da Bahia estão entre os 100 mais ricos do agronegócio brasileiro

Catadores de lixo

Banco do Nordeste lança edital de R$ 30 milhões para projetos de gestão de resíduos sólidos

Loja Vivara Shopping Mueller

Vivara anuncia novo CEO e COO para liderar próximo ciclo de expansão

Complexo Eólico Novo Horizonte

MPF investiga possíveis danos socioambientais de complexo eólico na Chapada Diamantina

Planta Braskem

Projeto da Braskem no Polo de Camaçari que evitou a emissão de 30 mil toneladas de CO₂ vence premiação global

Catadores de lixo

Banco do Nordeste lança edital de R$ 30 milhões para projetos de gestão de resíduos sólidos

Associação Comercial da Bahia

Decisão sobre dividendos reforça segurança jurídica e beneficia empresas baianas, avalia ACB

Praça de pedágio

Rodovias baianas devem receber 1,4 milhão de veículos entre Natal e Ano Novo

Lula da Silva

Lula descarta privatização dos Correios e anuncia estudos para reestruturação da estatal

passageira arrastando mala

Nova regra do check-in garante ao hóspede pelo menos 21 horas de uso da diária

Planta Braskem

Projeto da Braskem no Polo de Camaçari que evitou a emissão de 30 mil toneladas de CO₂ vence premiação global

Catadores de lixo

Banco do Nordeste lança edital de R$ 30 milhões para projetos de gestão de resíduos sólidos

Associação Comercial da Bahia

Decisão sobre dividendos reforça segurança jurídica e beneficia empresas baianas, avalia ACB

Praça de pedágio

Rodovias baianas devem receber 1,4 milhão de veículos entre Natal e Ano Novo

Lula da Silva

Lula descarta privatização dos Correios e anuncia estudos para reestruturação da estatal

passageira arrastando mala

Nova regra do check-in garante ao hóspede pelo menos 21 horas de uso da diária

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Jorge Valente

Terapias injetáveis são seguras quando bem indicadas, afirma especialista

Miguel Gomes

Tecnologia impulsiona o despertar de lideranças em saúde no século 21

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

NOTAS DE BOLSO

Bandeira da FGV

FGV anuncia cursos gratuitos e online nas áreas de tecnologia, dados e inteligência artificial

Preparação de remessa da Shopee

Shopee amplia logística e reduz prazo médio de entrega em dois dias no Brasil

Refém da pobreza

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.