BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Colunistas
  • Notas de Bolso
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
BA de Valor
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
Sem resultado
Ver todos os resultados
BA de Valor
PUBLICIDADE
Capa Economia Economia Baiana

Setor de serviços tem queda de 10,1% na Bahia, mostra IBGE

REDAÇÃO por REDAÇÃO
09/03/2021
em Economia Baiana
Tempo de Leitura: 2 minutos
A A
0
setor de serviços

Os serviços prestados às famílias (12,3%) tiveram a maior alta (Foto: Licia Rubinstein/Ag. IBGE)

Share on FacebookShare on Twitter

O volume do setor de serviços na Bahia caiu (-6,3%) em janeiro, frente a dezembro de 2020, na série com ajuste sazonal. Foi o segundo resultado negativo consecutivo no confronto com o mês imediatamente anterior (já havia recuado 1,6% de novembro para dezembro), depois de quatro avanços seguidos. Foi ainda o pior janeiro para o estado, nessa comparação, desde 2015, quando a queda havia sido de 8,9%, segundo o IBGE.  Ainda refletindo em grande parte os impactos da pandemia da Covid-19, o setor de serviços baiano acumulava queda de 10,4% entre março de 2020 e janeiro de 2021.

Os resultados negativos se verificaram também na comparação com janeiro de 2020. Nesse confronto, o volume dos serviços prestados na Bahia teve queda de 10,1%. Foi o pior janeiro para o setor no estado em dez anos, desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE desde 2011.

Assim, nos 12 meses encerrados em janeiro deste ano, os serviços seguem acumulando resultado negativo na Bahia (-15,3%), também num cenário pior que o do país como um todo (-8,3%) e o quarto pior resultado entre os estados.

Atividades

O recuo no volume do setor de serviços baiano em janeiro, frente ao mesmo mês de 2019 (-10,1%) foi resultado de quedas ocorridas em quatro dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE.

O maior recuo veio dos serviços prestados às famílias (-14,8%), que mostram resultados negativos seguidos, mês a mês, desde março de 2020. Entretanto, foram os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com a terceira queda mais profunda (-12,4%), que mais contribuíram para o resultado negativo do setor em geral. Isso porque essa é a atividade de maior peso na estrutura dos serviços baianos.

Os transportes voltaram a recuar na Bahia, em janeiro, após três crescimentos seguidos, entre outubro e dezembro do ano passado.

Os dois outros grupos de atividades que tiveram quedas em janeiro na Bahia (serviços de informação e comunicação, com -3,2%, e serviços profissionais administrativos e complementares, com -13,0%) vêm com desempenhos negativos seguidos pelo menos desde novembro de 2019.

Por outro lado, com o único resultado positivo no mês, os outros serviços (10,9%) mostraram o segundo crescimento consecutivo na Bahia.

Tags: BahiaIBGEsetor de serviços
Artigo Anterior

Simm Mulher realizou mais de 1 mil encaminhamentos para vagas de emprego

Próximo Artigo

Serviços turísticos na Bahia têm a 11ª queda consecutiva

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento Cacauicultura 4.0
Economia

Cacauicultura 4.0 é oficialmente aberta em Barreiras com destaque para inovação, sustentabilidade e projeção internacional do cacau baiano

Missão Banco Mundial
Economia

Banco Mundial encerra missão técnica em Salvador para financiar aquisição de ônibus 100% elétricos

Células fotovoltaicas
Economia

Fábrica de placas fotovoltaicas deve impulsionar setor de energia limpa em Mata de São João

Próximo Artigo

Serviços turísticos na Bahia têm a 11ª queda consecutiva

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  • EM ALTA
  • COMENTÁRIOS
  • ÚLTIMAS
Computador do Detran

Gestão eficiente garante respostas de quase 100% dos atendimentos do Detran-BA

Células fotovoltaicas

Fábrica de placas fotovoltaicas deve impulsionar setor de energia limpa em Mata de São João

Ilustração de aeronaves da latam e TAP

LATAM e TAP Air Portugal firmam acordo de codeshare e ampliam rotas entre Brasil e Europa

Murilo Gitel

Murilo Gitel será o mediador da 3ª edição do ESG COM DENDÊ, promovendo um olhar qualificado sobre sustentabilidade na Bahia

Grupo Ri Happy inaugura nova sede em São Paulo

Peça publcitária do evento

Acontece hoje a 3ª edição do “ESG com Dendê”, com foco em sustentabilidade e inovação na Bahia

Fachada IFBA

IFBA abre inscrições para 603 vagas em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo em 12 cidades

Planta industrial Bracell

Bracell oferece vagas de emprego e de estágio na unidade de Camaçari

Site do novo Fies

Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre

Letreiro do Banco Central do Brasil

Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 5,17% em 2025

Frutas e legumes na feira

Empréstimo do BNDES para o Plano Safra será recorde de R$ 70 bilhões

Computador do Detran

Gestão eficiente garante respostas de quase 100% dos atendimentos do Detran-BA

Fachada IFBA

IFBA abre inscrições para 603 vagas em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo em 12 cidades

Planta industrial Bracell

Bracell oferece vagas de emprego e de estágio na unidade de Camaçari

Site do novo Fies

Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre

Letreiro do Banco Central do Brasil

Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 5,17% em 2025

Frutas e legumes na feira

Empréstimo do BNDES para o Plano Safra será recorde de R$ 70 bilhões

Computador do Detran

Gestão eficiente garante respostas de quase 100% dos atendimentos do Detran-BA

PUBLICIDADE

COLUNISTAS

Miguel Gomes, CEO do Grupo Vivhas

Transformação digital na saúde: eficiência e experiência elevadas pela tecnologia

Miguel Gomes

Tecnologia, sustentabilidade e humanização: o que está no centro da saúde digital?

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Inteligência Artificial: a nova fronteira da fidelização de pacientes na saúde

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fed busca acalmar o mercado em meio a uma tempestade de mudanças

Fernanda Carvalho

A vida presta. A arte também

NOTAS DE BOLSO

Refém da pobreza

Atakarejo

Atakarejo retoma obras de nova loja em Itabuna

varejo

13º salário: um alívio para famílias e esperança para o varejo baiano

BA de Valor

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

Siga-Nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Atualidade
  • Economia
  • Negócios
  • Sua Chance
  • Inovação
  • Notas de Valor
  • Colunistas
  • Business Lounge
  • Quem Somos
  • Contato
  • Anuncie
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies

© 2024 BA de Valor. Todos os direitos reservados.