O que começou com uma linha de picolés, hoje é uma rede de sorveterias que fatura mais de R$ 2,5 milhões por ano. Com 26 anos no mercado, a Sorvetes Real, fundada pelo empresário Natanael Couto, quer alcançar a marca de 300 pontos de vendas, na capital e cidades do interior, até o próximo ano.
A empresa, que já conta com 200 pontos de vendas em lojas de rua e quiosques, assim como em centros de compras no bairro da Pituba, no Center Lapa, e também na Estrada do Coco, nas localidades de Itacimirim, Arembepe, também está presente na Ilha de Vera Cruz, Mutuípe e Santo Antônio de Jesus. De acordo com seu fundador, outras três lojas estão confirmadas para serem abertas nas próximas semanas: em Jequié, Ubaíra e no novo mercadão público de Lauro de Freitas.
Os sabores mais procurados, segundo ele, são os de coco verde, africano, leitinho, açaí, ninho trufado, ninho com morango e abacaxi ao vinho. “Estou otimista com nosso processo de expansão, as novas parcerias e aberturas das lojas no interior da Bahia. A Real começou com apenas uma linha de picolés, depois abrimos mais o leque e fomos para sorvetes e açaí. Hoje, temos um projeto bastante interessante para ampliarmos ainda mais os negócios”, conta Couto.
Dom de família
Natanael conta que aos 15 anos foi trabalhar com a tia, que tinha uma fábrica de picolé. Pouco tempo depois passou a trabalhar para seus irmãos, que também eram fabricantes. “Mas eu tinha muita força e coragem para querer abrir meu próprio negócio e a única coisa que sabia fazer era fabricar picolé. Foi quando surgiu a oportunidade de parceria com um amigo, depois com irmão e surgiu então Sorveteria Real”, revela.
Hoje, já consolidado no mercado, o empresário diz que só considera como concorrente o preço elevado de matéria-prima, dos impostos e da energia elétrica. “Precisamos nos adequar às novas regras do pós-pandemia. Os altos custos estão assustadores e, com isso, tentamos segurar o máximo para não repassar, mas chega um momento que infelizmente não tem jeito, temos que repassar para o consumidor, mas estamos sempre ajustando”, conta ele.
Com a pandemia, o empresário conta que aderiu ao delivery por meio dos aplicativos iFood e o UberEats, além de ampliar a presença em diversos pontos de vendas, em locais turísticos, a exemplo da Praia do Forte. “Mas buscamos estar em todos os lugares, como em bairros mais populosos, como Mussurunga – que se soma às novas unidades da Real que abriram no Salvador Norte Shopping, e numa charmosa galeria localizada na Pedra do Sal, em Itapuã”, destaca.
Concessão
Além das lojas próprias, como a que fica localizada no Solar Amado Bahia, na Ribeira, Natanael diz que as dez novas lojas foram aberta por meio de contrato de concessão. “Por isso, todo investimento é de responsabilidade de quem concedemos o uso da marca, não nos envolvemos. Damos a concessão e eles têm gratuitamente o direito de usar a marca. Somos a maior empresa nesse segmento, na Bahia”.
A loja do município de Jequié, por exemplo, será aberta nesses moldes, nas próximas semanas. “O mercado de sorvetes na Bahia é um desafio. Mas para quem tem muita coragem de trabalhar dá muito certo”, finaliza.
Boa noite desejo para um evento em meu condomínio em Barra de Jacuipe.
O que vocês me oferecem? Para sábado 19/ 11 20/11
No aguardo
Quero revender picolé se poder mim liga grato