Com a expectativa de fechar o faturamento em R$ 120 milhões, e um lucro projetado de R$ 10 milhões, o plano Brasil Saúde já planeja a expansão para novas regiões como Alagoas, Paraíba, Minas Gerais e Distrito Federal. A empresa, que nasceu em Salvador, deu um salto no faturamento registrando crescimento de 104%, no ultimo ano.
Mas para isto, algumas medidas serão implementadas a fim de garantir que a meta seja atingida. Ao BA DE VALOR, o CEO do Plano Brasil Saúde, Paulo Bittencourt, disse que o resultado anual pode ser atribuído a várias estratégias específicas de gestão e operação. “Em primeiro lugar, a divulgação eficaz da nossa metodologia de cuidado foi fundamental. Focamos em comunicar claramente nossa abordagem centrada na prevenção, no cuidado integral e no planejamento colaborativo com o paciente, o que ajuda a melhorar a saúde a longo prazo”.
Segundo ele, outra estratégia que justifica o sucesso da empresa é a aposta na formação de uma equipe multidisciplinar dedicada à assistência na atenção básica, proporcionando um atendimento completo e personalizado para cada paciente. “Além disso, investimos em campanhas de conscientização para educar o público sobre os benefícios da prevenção e do cuidado contínuo, o que resultou em uma maior aceitação e adesão aos nossos planos”, ressalta Bittencourt.
Desafios
O CEO também fala sobre os desafios em expandir a empresa para operar em vários estados. Conforme ele, são três principais desafios, cada um com estratégias específicas de superação, como: a compreensão do funcionamento do plano, a fim de garantir que o público compreenda claramente como funciona; a formação de uma rede credenciada alinhada a sua filosofia e o desenvolvimento comercial e parcerias locais.
“Nosso grande desafio é de estabelecer nossa presença comercial nas novas regiões e formar parcerias com empresas e administradoras de benefícios locais. Para enfrentar esse desafio, criaremos uma equipe comercial dedicada para cada nova região, focada em construir relacionamentos com empresas e administradoras, e demonstrar a proposta de valor do nosso plano. A equipe será responsável por apresentar nossa abordagem inovadora e estabelecer conexões que facilitem nossa entrada no mercado e promovam nossa forma de cuidar dos beneficiários”, conta.
Alvo de Vendas
Além dos estados já mencionados, a empresa quer aterrissar em São Paulo em 2025 e atingir a meta de 100 mil usuários. “A busca pelo nosso alvo de vendas envolve focar em empresas maiores e no coletivo por adesão, além de formar uma rede de parceiros e implementar as clínicas Healthcare, que são essenciais para todo o nosso acompanhamento de prevenção. Também é fundamental trabalhar a nossa marca fortemente na mídia local, destacando o nosso modelo de cuidado”.
Em São Paulo, Bittencourt diz que precisará estabelecer uma rede de clínicas em cada bairro e pretende mapear as regiões de saúde de forma eficiente, considerando o deslocamento, que é bastante complexo em uma megalópole como a cidade. “Temos um grande parceiro, a Rede Grand, uma rede de hospitais e clínicas, e será importante discutir com eles a possibilidade de montar unidades hospitalares na cidade de São Paulo para fortalecer nossa presença e ampliar nosso atendimento”.
diagnóstico precoce
O CEO destaca, ainda, a importância de monitorar 20% dos usuários que representam 80% dos custos. Segundo ele, a busca pelo diagnóstico precoce é uma prioridade. “Ao fecharmos um contrato com uma empresa, estabelecemos uma carteira de pacientes. Nossa primeira ação é realizar um diagnóstico precoce o mais rápido possível, por meio de uma busca ativa. Sempre que identificamos uma comorbidade de alto grau, utilizamos o Health Analytics para planejar e implementar um plano de cuidado mais intenso, próximo e humanizado, com o objetivo de proporcionar ao paciente um atendimento que o motive a buscar uma vida saudável, explica.
Plano Brasil Saúde
Foi criado em 1994 por um grupo de profissionais de saúde, em Salvador. A empresa é especializada em oferecer serviços de saúde suplementar, complementando o Sistema Único de Saúde (SUS). A Brasil Saúde é uma das diversas empresas que surgiram após a regulamentação do setor de saúde suplementar no país, que ocorreu nos anos 1990 com a criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Hoje, tem uma ampla rede credenciada que inclui clínicas, laboratórios e hospitais, além de serviços de telemedicina, que permitem atendimento médico via vídeo e fica disponível 24 horas, em qualquer lugar do país. Em 2023, a empresa saiu de 13 mil beneficiários para 16 mil e já deu start no plano de expansão, que começa no próximo ano. Como diferencial, tem o cuidado primário e preventivo oferecido pela clínica de Atenção Primária à Saúde (APS), onde são elaborados planos de cuidado individualizado, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar com a participação ativa do paciente, a partir do diagnóstico inicial.
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