A Statkraft Brasil promoveu, nos últimos meses, nas comunidades de Uibaí e Ibipeba, municípios do interior da Bahia, onde está sendo construído o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia, diversas etapas dos projetos de Desenvolvimento Socioambiental, Desenvolvimento Educacional e Desenvolvimento Econômico e Organizacional que fazem parte do programa Ventos da Gente.
O programa, iniciado em julho de 2021, baseou-se em um diagnóstico socioeconômico para mapeamento de potencialidades e oportunidades de melhoria no território. Construído em parceria com a consultoria especializada Transforma Aí, o programa Ventos da Gente tem contribuído significativamente para a educação pública e para a capacitação voltada para a geração de renda de grupos locais.
“Estamos fortalecendo a região em frentes voltadas à educação formal em sinergia com as políticas públicas, incluindo a implantação de espaços educadores sustentáveis”, afirma Aline Ohira, gerente de Sustentabilidade da Statkraft Brasil.
Além disso, a empresa também está exercendo um papel importante no apoio às famílias de produtores rurais e no fomento à atuação de grupos inseridos na cadeia produtiva de alimentos orgânicos da região.
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL
Mais de 200 professores e gestores municipais participaram de encontros para aprimorar conhecimentos sobre ensino remoto, interdisciplinaridade e saberes e fazeres locais. “Pensando também na implantação de espaços educadores sustentáveis, reunimos, em maio, mais de 800 pessoas em oficinas de pintura com geotinta que ajudaram a alegrar o visual das escolas locais”, lembra Aline.
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ORGANIZACIONAL
Por ser uma região com grande potencial para a produção orgânica, a Statkraft está apoiando diversas ações de produtores orgânicos ligados ao Núcleo Raízes do Sertão. Além de suporte organizacional para os grupos, o projeto também está proporcionando acompanhamento técnico, materiais e equipamentos para produção e comercialização bem como o apoio especializado para divulgação dos produtos.
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL
No início de 2022, a Statkraft lançou o Edital de Ideias para identificar iniciativas potenciais nas áreas de produção rural sustentável, empreendedorismo comunitário, conservação da água e da caatinga. “Ao todo, foram inscritas 59 ações, cujos idealizadores participam atualmente de oficinas de capacitação para que possam amadurecer suas ideias e torná-las projetos sociais de grande impacto. Durante o segundo semestre desse ano, algumas dessas iniciativas serão selecionadas para sair do papel e virar realidade”, destaca Aline.
Além dos três projetos do programa Ventos da Gente, a Statkraft também possui um robusto Programa de Educação Ambiental, com a realização de diversas atividades educativas voltadas para as crianças. Um exemplo são atividades realizadas no município de Uibaí, incluindo exibições de curtas-metragens e rodas de conversas. Já a Oficina de Reciclagem teve como principal objetivo despertar o interesse de alunos do Centro de Educação Infantil pelas práticas ecológicas a partir de atividade sensorial e manual.
Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia
Estimado como maior projeto de energia eólica da empresa na América do Sul, o Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia já recebeu em junho deste ano, as licenças de operação da subestação de energia e dos parques VSE-01, VSE-02 e VSE-07, emitidas pelo Órgão Ambiental Inema. A primeira fase de implantação será composta por 14 parques eólicos onde serão instaladas 91 aerogeradores de 5,7 MW. O empreendimento terá 519 MW.
Compromisso com o Pacto Global e os ODS da ONU
A Statkraft Brasil é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O Pacto visa mobilizar a comunidade empresarial para a adoção em suas práticas de negócios e de valores fundamentais, dez princípios nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. As ações objetivam a criação de um mundo melhor.
Com o propósito de fornecer energia limpa, agindo com respeito às pessoas e ao meio ambiente, a proposta do Pacto Global da ONU corrobora com os objetivos de negócio da empresa, assim como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, que são incorporados aos projetos da Statkraft pelo mundo e no Brasil.
As iniciativas do programa Ventos da Gente contribuem diretamente para os ODS 04 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, e ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis no Projeto de Desenvolvimento Educacional; ODS 2 – Acabar com a fome e promover a agricultura sustentável, e a ODS 8 – Promover o crescimento econômico, emprego produtivo e trabalho decente, no Projeto de Desenvolvimento Econômico e Organizacional.
O Projeto de Desenvolvimento Socioambiental é o que está comprometido com o fortalecimento dos ODS 1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas; ODS 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.